Notícias Notícias

Voltar

Doutorando de Ciência Política publica livro “O Conceito de Accountability na Ciência Política Brasileira: uma Introdução”

O livro de Pedro Nascimento é destinado, principalmente, a discentes dos cursos de Ciências Sociais e Ciência Política

O doutorando Pedro Nascimento, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da UFPE, publicou o livro “O Conceito de Accountability na Ciência Política Brasileira: uma Introdução”. A obra retrata o conceito de Accountability, tema que está presente em sua tese em andamento. O termo está relacionado à responsabilidade e à obrigação de prestação de contas por parte dos agentes públicos.

O livro é destinado, principalmente, a discentes dos cursos de Ciências Sociais e Ciência Política. A obra tem seu foco na compreensão do termo accountability, de forma mais específica, no entendimento de como a ciência política brasileira tem abordado esse conceito do ponto de vista teórico e empírico.

Dessa forma, a obra oferece uma análise introdutória sobre accountability a partir da perspectiva dos principais autores da ciência política brasileira, que estudam sobre a temática. Dessa forma, pode-se citar Ana Maria Campos, Guillermo O’Donnell, Enrique Peruzzotti, Catalina Smulovitz e Nelson Domingos Antônio.

O livro é dividido em oito capítulos, sendo eles Democracia Contemporânea; Accountability: Um Debate Inicial; Accountability: Uma Breve Revisão Sistemática; Guillermo O’Donnell e o Conceito Bidimensional de Accountability; Accountability Vertical Social: Uma Abordagem Introdutória; Accountability Sistêmica: Um Novo Mecanismo de Controle; Accountability: Uma Análise Empírica; Estado da Arte Sobre Estudos da Accountability.

Data da última modificação: 01/12/2023, 16:22