Dois estudantes da UFPE são destaque na Jornada de Física Teórica

Jornada acontece anualmente e premia com bolsas de estudo os oito alunos com melhor avaliação

Dois estudantes do último período do Bacharelado em Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ficaram entre os oito melhores alunos, de um total de cerca de 100 estudantes, da Jornada de Física Teórica, realizada em julho em São Paulo. “A escola é direcionada a alunos excepcionais de graduação em países de toda a América Latina”, explica o coordenador do bacharelado, professor Clécio Clemente.

Cerca de 100 estudantes participaram da jornada em São Paulo

Bruno de Souza Leão Torres ficou em 2° lugar e ganhou uma bolsa de mestrado no Instituto Perimeter de Física Teórica, em Waterloo, no Canadá, e Matheus Henrique Martins Costa ficou em 7° e obteve bolsa de mestrado no Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (SAIFR) do Centro Internacional de Física Teórica (ICTP), em parceria com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em São Paulo.

“Os institutos são referências internacionais no que diz respeito a pesquisa de ponta nas mais diversas áreas da física teórica, de modo que eu vou poder contar com a possibilidade de ter contato direto com alguns dos maiores pesquisadores do mundo em temas de fronteira da física nos dias atuais que vão desde informação quântica e física da matéria condensada até teoria de cordas e cosmologia”, explica Bruno.

“A experiência de uma semana de aulas do Instituto de Física Teórica de São Paulo, com estudantes de toda a América do Sul, foi nada menos que fantástica”, afirma Matheus, lembrando que o curso proporcionou assistir a palestras introdutórias sobre os tópicos de fronteira que estão sendo mais estudados na atualidade. A jornada acontece anualmente e premia com bolsas de estudo os oito alunos com melhor avaliação.

Data da última modificação: 31/08/2018, 17:43