Docentes do Grupo de Pesquisa Enplageo participaram do I Encontro Nacional de Planos Municipais de Redução de Riscos

O evento aconteceu no Ministério do Desenvolvimento Regional, em Brasília

Com informações do Ministério das Cidades

Professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) participaram do I Encontro Nacional de Planos Municipais de Redução de Riscos, realizado pelo Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Periferias (SNP), no período de 12 e 14 de dezembro de 2023. O evento, que aconteceu no Ministério do Desenvolvimento Regional - Edifício Celso Furtado, em Brasília, teve como objetivo permitir o encontro de todas as universidades públicas responsáveis pela elaboração dos Planos Municipais de Redução de Riscos (PMRRs) e representantes das Defesas Civis dos municípios selecionados.

Representando o Estado de Pernambuco e a UFPE, participaram os professores Fabrizio de Luiz Rosito Listo (coordenador do PMRR de Jaboatão dos Guararapes e Olinda) e Danielle Gomes da Silva Listo (vice-coordenadora), ambos do Grupo de Pesquisa em Geotecnologias Aplicadas a Geomorfologia de Encostas e Planícies (Enplageo), vinculado ao Departamento de Ciências Geográficas do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE. Estiveram presentes também os representantes da Defesa Civil de ambos os municípios para início da formação dos Comitês Gestores durante a elaboração dos planos.

O Departamento de Mitigação e Prevenção de Risco/SNP estabeleceu cooperação com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de gestão de riscos de desastres. Entre as metas da cooperação, está a elaboração de 20 PMRRs para municípios de alta criticidade a desastres, em parceria com universidades públicas. A parceria SNP-Fiocruz-Universidades-Prefeituras objetiva, além de elaborar o PMRR, aperfeiçoar este instrumento de planejamento urbano, revisar a sua metodologia e fortalecer a formação de profissionais na área de mitigação de riscos e prevenção de desastres no contexto das mudanças climáticas. Assim, estão sendo apoiadas 16 universidades para a elaboração dos PMRRs, no prazo de até 18 meses.

O encontro foi uma importante oportunidade de debate e consolidação da retomada desta política pública, visando à gestão de risco em comunidades periféricas. A mesa de abertura do evento contou com a participação do ministro das Cidades, Jader Filho, do secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões, do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Wolnei Wolff, e do coordenador do Colaboratório da Fiocruz, Wagner de Jesus Martins.

Data da última modificação: 19/01/2024, 13:41