Docentes da UFPE lançam livro sobre relação de gênero na política de águas nesta quinta-feira (24)

Lançamento ocorre no anfiteatro do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Campus Recife da UFPE

O Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), junto com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), lançam o livro “A relação de gênero na política de recursos hídricos: o contraditório em discussão”, escrito por Sandra Silveira, professora de Serviço Social da UFPE; Anita Aline Albuquerque Costa, docente da UFPE (in memoriam); Izaura Rufino Fischer e Lígia Albuquerque de Melo, ambas pesquisadoras da Fundaj; e Salett Tauk, docente do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (Pósmex) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O lançamento ocorre nesta quinta-feira (24), às 14h, no anfiteatro do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE.

A obra se propõe a analisar como a desigualdade de gênero interfere na forma em que a água é distribuída para população, usando as bacias do rio São Francisco como área de estudo. “Durante a pesquisa, foi possível constatar não só a relevância desse processo participativo nos comitê, mas sobretudo a importância da participação das mulheres, seja pela relação estabelecida com o meio, que lhes possibilita ganhos de representatividade, seja no campo dialógico da troca de saberes", destaca um trecho do livro.

Publicado pela Editora Massangana, da Fundação Joaquim Nabuco, o livro é resultado da pesquisa realizada pelo Centro de Estudos em Dinâmicas Sociais e Territoriais (Dipes/Fundaj). O lançamento é uma promoção do Programa de Pós-Graduação de Serviço Social (PPGSS) da UFPE e da Fundaj. Na ocasião, será realizada mesa-redonda com a participação de Izaura Rufino Fischer, Lígia Albuquerque de Melo, Sandra Silveira e Salett Tauk.

Data da última modificação: 22/08/2023, 13:05