Notícias Notícias

Voltar

Divulgadas listas com resultados das Comissões de Heteroidentificação e de Verificação para Pessoa com Deficiência da 1ª chamada do Sisu 2020

As listas estão disponíveis no hotsite Sisu UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou o resultado das avaliações da Comissão de Heteroidentificação e da Comissão de Verificação para Pessoa com Deficiência (Comissão de Verificação – PcD) referentes aos selecionados na 1ª chamada (1ª classificação) do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020. As listas, publicadas ontem (5) no hotsite Sisu UFPE, têm um total de 1.089 nomes de candidatos deferidos para os cursos de graduação dos campi Recife, Caruaru e Vitória, entre os que concorreram às cotas destinadas a pretos ou pardos e às destinadas às pessoas com deficiências. Um total de 732 candidatos (33,30%) não compareceu às Comissões de Verificação Para Pessoas com Deficiência (PcD) e às Comissões de Heteroidentificação (PP). O número de candidatos reprovados nas comissões foi de 364 (16,66%), somando ambas as comissões. 

Segundo a pró-reitora para Assuntos Acadêmicos, Magna do Carmo Silva, o alto índice de abstenção (33,30%) indica que, possivelmente, alguns candidatos podem ter realizado uma autoavaliação e decidido não comparecer. “Mesmo considerando que outros fatores estão implícitos no número de ausências, entendemos que este resultado pode ter sido o reflexo da campanha realizada pela UFPE para que, de fato, essas cotas possam ser preenchidas por quem tem o direito para estar nelas. E isto foi feito através de divulgação na mídia, de vídeos institucionais e orientações na página do Sisu aos candidatos, entre outras ações educativas”, explica Magna. “Na segunda chamada, estaremos, mais uma vez, verificando o preenchimento dessas cotas através das comissões PcD e PP e assim esperamos preencher essas vagas por candidatos habilitados”, completa a pró-reitora.

Os candidatos que passaram por uma ou pelas duas Comissões e não encontraram o nome na(s) lista(s) publicada(s) foram considerados inaptos e poderão recorrer do resultado. Os recursos contra decisões das duas comissões podem ser solicitados hoje (6) e amanhã (7). O formulário on-line está disponível no hotsite Sisu UFPE.

Durante o período de pré-matrícula (entrega dos documentos), nos dias 31 de janeiro e 3 e 4 deste mês, a Comissão de Heteroidentificação avaliou os selecionados na 1ª chamada (1ª classificação) do Sisu 2020 autodeclarados pretos ou pardos. Já a Comissão de Verificação para Pessoa com Deficiência (Comissão de Verificação – PcD) fez a avaliação das pessoas com deficiência.

 

Atualizado às 20h45 de 06/02/2020

Data da última modificação: 07/02/2020, 15:46