Notícias Notícias

Voltar

Dissertação da Pós em Geodésicas aborda tecnologia para monitoramento costeiro tridimensional

A apresentação ocorrerá às 14h no Laboratório de Laboratório de Sensoriamento Remoto (Lasenso)

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação da UFPE (PGCGTG) vai promover, amanhã (15), a defesa da dissertação “Viabilidade e acurácia de Vant para o monitoramento costeiro tridimensional”, de autoria do aluno Daniel Quintino Silva. A apresentação ocorrerá às 14h no Laboratório de Laboratório de Sensoriamento Remoto (Lasenso) e contará com a participação de banca examinadora comporta pelos professores Rodrigo Mikosz Gonçalves (orientador) UFPE, Pedro de Souza Pereira (UFPE) e Marcio Augusto Reolon Schmidt (UFU), este via Skype. 

Resumo: 

O uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants) tem se tornado comum em pesquisas de diversas áreas. Entretanto, ainda são pouco utilizados para o mapeamento costeiro. A presente pesquisa visa avaliar o potencial do uso de um Vant para o mapeamento e monitoramento costeiro tridimensional, analisando dois elementos de extrema importância no ambiente costeiro: a posição espacial 

da linha de costa e o modelo digital do terreno (MDT). A ilhota Coroa do Avião, localizada no município de Igarassu-PE é um banco de areia que permanece emerso durante todo o ciclo de marés e foi escolhida como área de estudo. Nela, foram realizados vários experimentos tendo como base produtos cartográficos gerados pelo Vant e por GNSS (Global Navigation Satellite System). Entre eles encontram-se: ortofotomosaico, MDT, pontos de apoio fotogramétrico, posição da linha de costa e pontos de controle. Para analisar a viabilidade e acurácia dos dados espaciais gerados pelo Vant, foram realizadas análises da acurácia posicional absoluta dos produtos obtidos, tendo como referência a Especificação Técnica para Controle de Qualidade de Dados Geoespaciais - ET-CQDG e o Padrão de Exatidão Cartográfica destinado a atender os Produtos Cartográficos Digitais (PEC-PCD), além do uso de estatísticas descritivas (média aritmética, valor máximo, mínimo, variância e desvio padrão). Os resultados encontrados indicam que o ortofotomosaico gerado nesta pesquisa atende a Classe A do PEC-PCD para uma escala de 1:2.000 e que a linhas de costa extraídas a partir destes produtos que foram obtidos pelo Vant possuem uma variação média de 0,64m e desvio padrão de (±)0,42m em relação a linha de costa obtida por GNSS a qual foi utilizada como referência para esta comparação de acurácia. Já o MDT gerado pelo Vant atende a Classe A do PEC-PCD para uma escala de 1:10.000 e apresentou na comparação com a altitude das amostras de controle obtidas com o processamento GNSS uma variação média de 0,99m e desvio padrão de (±)1,12m. Os resultados encontrados nesta pesquisa indicam a viabilidade do uso de Vant para o mapeamento costeiro, especificamente para o monitoramento de pequenas áreas de estudo como foi caso da Coroa do Avião, sendo uma alternativa a ser considerada por gestores costeiros. 

 

 

Data da última modificação: 14/03/2018, 14:23