Discentes do Colégio de Aplicação (CAp) são finalistas da Olimpíada Nacional de História do Brasil em Campinas

Discentes do Colégio de Aplicação (CAp) estão na fase final da 15ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), que será realizada nos dias 26 e 27 de agosto na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. O CAp possui 15 estudantes finalistas – do 9º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio –, divididos em cinco trios, orientados pelo professor Pablo Porfírio. O estado de Pernambuco possui 32 equipes, e, no Brasil inteiro, foram selecionadas 340 equipes que participarão da final.

Na fase final, os estudantes farão uma tarefa proposta na hora, presencialmente, sobre o tema deste ano que é “A questão indígena no Brasil”. Os vencedores ganharão medalhas de ouro (15), de prata (25) e bronze (35).

De acordo com o professor Diego Carvalho da Silva, do CAp, a participação dos alunos é bem positiva. “Os estudantes, além de aprenderem sobre a História do Brasil, também crescem bastante como seres humanos, aprendem a enxergar a competição pelos seus diversos prismas, que vão além da busca da premiação, e ainda ajuda no fortalecimento dos laços entre estudantes e docentes de História na escola”, afirma.

O CAp está promovendo uma campanha para ajudar com os custos da viagem dos alunos. As pessoas que gostariam de ajudar podem entrar em contato com o professor Diego Silva através do e-mail diegoc_silva86@hotmail.com ou pelo Instagram @diegocsil para obter mais informações. Como a viagem será no dia 25 de agosto, as contribuições serão recebidas até 20 do mesmo mês.

Os estudantes do CAp finalistas são:

9º ano (Ensino Fundamental): Renata Brito

1º Ano (Ensino Médio): Dirceu Neto, Maria Emanuele da Silva Lima, Rafaella Galtier Lima Galindo, Ana Luiza Martins e Isabela Crasto

2º Ano (Ensino Médio): Gabriel Belo, Lucas Magalhães e Maria Letícia Isabel Gonçalves

3ºAno (Ensino Médio): Niara Brandão, Clara Araújo Gomes, Sofia Lua de Oliveira, Marília Gomes, Mariama Freitas e Gabriela Lima

ONHB - A 15ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) contou com número recorde de inscritos, com 30,5 mil grupos. A participação ocorre em equipes formadas por um professor de História e três alunos do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e/ou Médio de escolas públicas e particulares.

O Ceará é o estado com maior número de equipes: 103 no total, seguido por Bahia, Minas Gerais e Pernambuco, com 32 grupos cada. São Paulo soma 28 equipes classificadas, seguido do Rio Grande do Norte, com 20. A ONHB possui seis fases on-line que foram realizadas entre maio e junho. Com um formato original, que se difere de outras competições, cada etapa da olimpíada tem uma semana de duração e prevê questões de múltipla escolha e realização de tarefas.

O conteúdo apresentado nas questões permeiam, além da História do Brasil, assuntos interdisciplinares, como Geografia, Literatura, Arqueologia, Patrimônio cultural, Urbanismo, Atualidades etc. O formato oferece aos estudantes e professores a oportunidade de discutir temas que nem sempre são abordados em sala de aula ou estão presentes nos livros didáticos.

A Olimpíada também é uma importante ferramenta de ensino de História do Brasil, estimulando a análise crítica dos estudantes e contribuindo para a preparação deles para vestibulares, concursos e exames, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A competição também faz parte do edital “Vagas Olímpicas” da Unicamp. De acordo com o desempenho, os participantes podem concorrer a duas vagas no curso de graduação em História da Unicamp, sem passar pelo vestibular.

A ONHB é realizada com apoio do Departamento de História da Unicamp, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp e da Associação Nacional de História (Anpuh). Conta também com a participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos.

Professor Diego Silva (CAp)

diegoc_silva86@hotmail.com
Instagram @diegocsil