DHT promove capacitação em Enoturismo com professora da Universidade de Coimbra

Curso está inserido no projeto de extensão que visa capacitar empreendedores, gestores públicos, docentes e discentes da área

De 21 a 23 deste mês, o Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT) da UFPE oferecerá a capacitação intitulada “Enoturismo: da criação de valor nas experiências à coopetição entre stakeholders e um futuro sustentável”. Trata-se de um projeto de extensão cujo público-alvo serão empreendedores do Enoturismo do estado de Pernambuco, representantes do Sistema S, gestores de Secretarias de Turismo, docentes e discentes dos cursos de graduação em Hotelaria e Turismo e da pós-graduação em Turismo da Universidade.

Este projeto de extensão foi desenvolvido pelos docentes Luís Souza, Simone Lira, Viviane Salazar e Alexandre César, do DHT, e auxiliados pelos discentes Pedro Baracho, Iasmim Galvão, Igor Oliveira, Gabriela Rodrigues e Tayná Carolina. A capacitação será ministrada em formato presencial pela professora Josefina Salvado, da Universidade de Coimbra (Portugal), que possui ampla produção científica no objeto de estudo do Enoturismo e nos conceitos teóricos sobre “experiência turística” e “cocriação de valor.

Benchmarking e competitividade nos negócios do Enoturismo, os modelos de negócios inovadores no Enoturismo, da sustentabilidade à economia circular no Enoturismo constituem tópicos a serem explorados nesta capacitação.

A partir da realização desta extensão, perspectiva-se: a melhoria da qualidade da experiência do turista que visita as vinícolas do Vale do São Francisco, proporcionando um maior valor agregado a esta experiência; ajudar aos empreendedores e profissionais a diagnosticar e avaliar o potencial de melhoria da atuação das suas áreas de negócio ou empresa do setor do Enoturismo; identificar modelos de negócios a implementar no enoturismo, visando à competitividade das organizações, a sustentabilidade dos territórios e a autenticidade das experiências; e a definição de estratégias de reconversão dos processos produtivos dos empreendimentos do Enoturismo, integrando processos de reutilização, reciclagem e valorização de subprodutos e águas residuais, com o objetivo de aumentar a sua ecoeficiência e minimizar os impactos ambientais que possam resultar da sua atividade.

Professor Luís Souza

luis.souza@ufpe.br