Notícias Notícias

Voltar

Desafios da equipe de saúde diante do diagnóstico de HIV é tema de palestra

Evento integra atividades do Dezembro Vermelho, mês dedicado à conscientização e à prevenção da aids

O segundo dia de ações promovidas pelo Serviço de Doenças Infecto Parasitárias (DIP) e o Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost) do Hospital das Clínicas da UFPE, em prol do Dezembro Vermelho (mês dedicado à conscientização e à prevenção da aids), foi marcado pela palestra “Desafios da equipe de saúde diante do diagnóstico de HIV”, ministrado pela infectologista do HC Marta Iglis. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Foto: Maria Cecília Vieira/HC-Ebersh

Palestra serviu para troca de informação e de experiências

A atividade da manhã de hoje (4) abordou pontos importantes acerca do cuidado e do acolhimento tanto dos pacientes como dos profissionais que estão envolvidos no cuidado e na assistência. O seminário abordou alguns temas como aconselhamento diante do resultado positivo, reflexões sobre o trabalho de aconselhamento em HIV-aids, os modos de contágio principalmente do paciente que está internado, sigilo no trabalho e sigilo médico, tratamento, dentre outros.

“As discussões precisam acontecer e os profissionais precisam se reunir com frequência para que haja a troca de informação e de experiências. Precisamos também acolher o profissional, acolher seus medos, suas dificuldades, além de tentar tirar ao máximo as suas dúvidas, contribuindo para que ele possa prestar uma melhor assistência ao paciente’’, explicou Marta Iglis.

A ação ainda expôs alguns dados que mostraram que o paciente com aids, internado no ambiente hospitalar, oferece um risco menor de contágio aos profissionais de saúde do que os que possuem hepatite, por exemplo. Também foram expostos dados relacionados à expectativa de vida do paciente HIV positivo, que tem aumentado bastante nos últimos anos.

A semana de atividades se encerra na próxima quinta-feira (6), às 9h, com um Cine-Debate aliado a uma roda de conversa. Alguns vídeos serão exibidos e vão abordar o preconceito e a discriminação, sofridas pelas pessoas com o diagnóstico da doença. A atividade acontecerá na sala 1 do antigo curso médico, no 3º andar.

 

 

Data da última modificação: 04/12/2018, 14:19