Daniel Inamorato seleciona composições para tocar com piano de brinquedo em concertos nos Estados Unidos e na UFPE

O artista conta com a parceria da equipe do projeto de extensão Probem do CAC da UFPE

O pianista e professor Daniel Inamorato está em busca de 49 microlúdios para pianos de brinquedo com os quais pretende homenagear as 49 pessoas assassinadas por um atirador na boate Pulse Nightclub, localizada na cidade de Orlando, nos Estados Unidos. As composições selecionadas formarão a obra “Suite Pulse”, que será apresentada durante o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ de 2024 na University of William & Mary e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Na instituição de ensino pernambucana, o artista conta com a parceria da equipe do projeto de extensão Probem do CAC. A iniciativa ligada ao Departamento de Música foi criada com o intuito de contribuir para o bem-estar e a saúde emocional de alunos e funcionários do Centro de Artes e Comunicação (CA) da UFPE, destaca a professora Viviane Louro.

Brasileiro residente nos Estados Unidos, Daniel Inamorato é o fundador do projeto sem fins lucrativos The Toy Piano Sanctuary, com o qual ele pretende tornar o ensino de piano mais acessível para as pessoas por meio da utilização de instrumentos de brinquedo.

Compositores de todas as nacionalidades, idades e níveis de experiência podem participar do 1º Concurso de Composição Musical do Santuário de Pianos de Brinquedo 2014 – Edição Direitos Humanos. Para se inscrever, a pessoa deve doar 1 dólar para a campanha Celebrate Pride With Us: Without Exception! (“Comemore o Orgulho conosco: sem exceção!”, em tradução livre), que é realizada pela organização Human Rights Campaign, e enviar o comprovante para a organização do concurso. Cada doação equivale à inscrição de uma música.

O concurso também homenageia o compositor György Kurtág. “Agora com 97 anos de idade, ele é um compositor visionário da Hungria que guia parte da sua escrita avant-garde para piano em sua forte imaginação e senso de texturas e performatividade. Nós recomendamos que os participantes do Concurso conheçam a história de Kurtág, especialmente seus microlúdios e jogos (játékok), como referência fundamental para a escrita feita para este concurso”, afirma Daniel Inamorato.

Todas as pessoas que seguirem corretamente as regras de participação serão incluídas no “Catálogo de Repertório para Pianos de Brinquedo de 2024”, que será distribuído gratuitamente pela internet, e receberão certificados. As duas pessoas que tiverem o maior número de microlúdios selecionados receberão, respectivamente, 150 dólares e 100 dólares.

As regras do concurso são detalhadas em uma página específica no site do projeto The Toy Piano Sanctuary. É explicado, por exemplo, que cada microlúdio deve ter, no máximo, 30 segundos e que é permitida a utilização de pianos de cauda, técnicas estendidas, música eletrônica, teatralidades, coreografias – desde que isso seja explicado na partitura e que a peça contenha uma porção significativa do uso de pianos de brinquedo.

The Toy Piano Sanctuary

thetoypianosanctuary@gmail.com