Notícias Notícias

Voltar

DAAD lança chamada de auxílio a bolsistas de doutorado brasileiros

O objetivo do programa é viabilizar a permanência de estudantes brasileiros de doutorado na Alemanha por período de dois a seis meses

Está aberta, até o dia 15 deste mês, a nova chamada do programa de auxílio para estadias de pesquisa na Alemanha do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), voltado a doutorandos brasileiros com bolsa nacional. O programa oferece um financiamento complementar à bolsa nacional concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou por uma Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa (FAP) participante do programa (Facepe, no caso de Pernambuco). O incentivo inclui: auxílio mensal de 650 euros, auxílio para passagem aérea de 1.575 euros (depositado na Alemanha junto com a primeira mensalidade do auxílio) e seguro-saúde.

O objetivo do programa é viabilizar a permanência de estudantes brasileiros de doutorado na Alemanha por período de dois a seis meses (sem interrupção da vigência da bolsa da agência brasileira), em estadias a serem realizadas de 01/05/2021 a 31/01/2022. Os contemplados podem escolher entre universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas na Alemanha para realizar pesquisas específicas, relevantes para o desenvolvimento da tese de doutorado.

Todos os detalhes sobre o auxílio, os requisitos e o processo de candidatura se encontram neste link, neste documento em português e no edital no site da central do DAAD. 

Mais informações
www.daad.org.br/auxilio 
www.daad.org.br/atendimento 
auxilio@daad.org.br

Data da última modificação: 03/11/2020, 16:15