Curso de extensão sobre avaliação da aprendizagem é realizado em Vitória de Santo Antão

Professores de escolas públicas municipais de Vitória de Santo Antão, Chã de Alegria, Chã Grande e Pombos, além de servidores técnico-administrativos e estudantes de licenciatura estão participando de curso de extensão sobre avaliação da aprendizagem. O curso faz parte do projeto de extensão “Avaliação Educacional: a configuração didática e metodológica do processo de avaliação da aprendizagem”.

Público-alvo são professores municipais, servidores e estudantes

O curso tem duração total de 20 horas, tendo como um dos ministrantes o professor Assis Leão da Silva (IFPE), mestre e doutor em Educação pela UFPE. Os encontros acontecem aos sábados, das 8h às 13h, tendo iniciado no dia 23 de setembro (auditório do IFPE, Campus Vitória). Houve ainda um encontro em 30 de setembro (auditório do Centro Acadêmico de Vitória – CAV/UFPE). Os próximos encontros serão nos dias 21 deste mês e 11 de novembro (auditório do IFPE, Campus Vitória).

O projeto conta com aprovação e recursos do Edital Pibexc 2017 (Proexc-UFPE) e está vinculado ao CAV. A coordenação geral é do técnico em assuntos educacionais do CAV Cristiano Dornelas de Andrade. A iniciativa tem parceria do IFPE (representado pelo Grupo de Pesquisa em Avaliação e Política Educacional (GPAPE), liderado pelo professor Assis) e do curso de Pedagogia da Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (Facol), sediada em Vitória de Santo Antão.

O objetivo geral do projeto é atualizar os conhecimentos dos profissionais da educação (docentes, técnicos administrativos e alunos da rede pública de ensino da Educação Básica), refletindo a respeito da articulação teoria e prática das concepções contemporâneas de avaliação voltadas à aprendizagem, enfatizando a capacidade crítica e a sensibilidade, juntamente com a aquisição de habilidades técnicas.

Também almeja qualificar esses profissionais da educação no tocante à interpretação dos diagnósticos de avaliação de desempenho escolar, a fim de introduzir mecanismos de tomadas de decisões mais eficazes no que concerne à promoção escolar e à gestão.

Cristiano Dornelas
cristianodornelas@hotmail.com