Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia são debatidos em Seminário Apice On no HC

O Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou o I Seminário Apice On, evento que visou discutir sobre o programa de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia do Ministério da Saúde, ontem (27). O seminário lotou o Auditório 4 do hospital, com participação do público interessado na temática e dos envolvidos no gerenciamento do Apice On no HC.

Foto: Yago Mendes/HC-Ebserh

Houve palestra sobre boas práticas na Obstetrícia e Enfermagem

O intuito principal do evento foi o de apresentar Apice On à comunidade hospitalar e acadêmica da instituição, detalhando seus objetivos e aplicabilidade prática no hospital. Para isso, o seminário contou com um número diverso de palestras ministradas por profissionais, gestores e mediadores que fazem parte do Grupo Estratégico Local (GEL), que coordena o Apice On no HC.

“O Apice On representa um grande desafio, pois ele é um programa que preza por uma cultura de boas práticas em setores como Obstetrícia e Neonatologia, e que está sendo aplicado num momento difícil na assistência materna e infantil em Pernambuco (marcado pela superlotação das unidades na capital e fechamento de outras no interior)”, comentou o superintendente do HC, Frederico Jorge Ribeiro, durante os primeiros momentos do seminário.

A mediadora do projeto em Pernambuco, Thatiane Torres, foi a responsável pela palestra de abertura, que apresentou componentes, diretrizes e indicadores do Apice On, socializando esses elementos com o público e dando uma base para o entendimento de sua importância no contexto hospitalar. “O foco que o Apice On possui no aprimoramento de áreas relacionadas ao parto e nascimento não se limita somente ao âmbito da atenção à saúde, mas também engloba melhorias em áreas como gestão e formação. Por isso, o programa é aplicado exatamente em hospitais que congregam ensino e pesquisa, assim como o HC”, comentou.

Dentre as palestras, foram focados assuntos como boas práticas na Obstetrícia e Enfermagem, vigilância às condições de saúde, ambiência e integração entre ensino e Serviço, entre outras, representando a diversidade de abordagens profissionais que o Ápice On propõe.

O Ápice On é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa ao aprimoramento e inovação no cuidado e ensino em áreas relacionadas à atenção ao parto e nascimento, planejamento reprodutivo, situação de mulheres vítimas de violência sexual e de abortamento legal. O projeto tem um intuito formador de profissionais com mais preparação e sensibilidade para lidar com esses assuntos, e por isso é desenvolvido em instituições públicas como hospitais-escola e hospitais universitários, contado sempre com um Grupo Estratégico Local (GEL) que atua em aplicar e monitorar as diretrizes propostas nessas unidades em que ele funciona.

Data da última modificação: 28/03/2018, 14:14