CTG promove palestra com professor da Universidade Federal de Itajubá sobre abordagens em Engenharia Elétrica para Shalom

A participação no evento é gratuita

No dia 17 de novembro, às 9h, o Departamento de Engenharia Elétrica, do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), promove a palestra “Abordagens e Temas para Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia Elétrica para Shalom(*)”, que será realizada pelo professor Paulo Ribeiro, do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Itajubá, Minas Gerais. A participação no evento é gratuita e os interessados devem se inscrever, até o dia 13 de novembro, através do formulário eletrônico. Apenas uma pessoa pode ser inscrita por cada e-mail.

Nesta apresentação serão abordados temas sobre filosofia da tecnologia, metodologias de ensino (de aulas clássicas à aprendizagem colaborativa; de mentoria a computer-aided design), aprendizagem e pesquisa nos níveis de graduação e pós-graduação; tópicos e detalhes técnicos para desenvolvimento sustentável (fontes renováveis de energia, modelos de power-electronics interface, medição e processamento de dados) nas áreas de energia elétrica; e a necessidade de uma visão interdisciplinar e sistêmica através de arquitetura de engenharia de sistemas e sistemas de engenharia.

O professor Paulo Ribeiro, atualmente, é autor/coautor de mais de 350 artigos, capítulos de livros e seis livros. Seus atuais interesses de pesquisa incluem eletrônica de potência e qualidade de energia, sistemas de transmissão e distribuição, geração renovável e distribuída, armazenamento de energia, redes inteligentes, ensino de engenharia e filosofia da tecnologia. Ele também é Life Fellow do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE).

(*) O termo “Shalom” vem do hebraico e é frequentemente usado na cultura judaica para significar paz, harmonia e integridade. Quando aplicado à tecnologia, implica utilizar os avanços tecnológicos para promover a paz, aliviar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida geral dos indivíduos e das comunidades.

Departamento de Engenharia Elétrica

dee@ufpe.br