Coworking para docentes do Departamento de Educação Física é inaugurado junto com requalificação da sala de discentes da Pós

Espaços já podem ser utilizados por professores e estudantes

O Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está com novidades em suas instalações. Na manhã de hoje (8), foi inaugurada a sala de coworking para docentes do DEF junto com a requalificação da sala de discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da UFPE. Ambas estão localizadas no bloco administrativo.

“A questão dos espaços do Departamento de Educação Física é colocada à mesa bastante em nossas reuniões. Estas demandas encontraram uma situação historicamente difícil, não tivemos ainda a recomposição orçamentária das universidades, mas estamos lutando por isso nacionalmente. Gostaria de parabenizar vocês por esta realização e agradecer a todos pelo empenho. Continuamos à disposição para trabalhar conjuntamente com o departamento, com a Segel”, afirmou o reitor Alfredo Gomes.

Fotos: Catarina Albertim

Docentes e alunos comemoram a inauguração dos espaços

A diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professora Cinthia Alves, e a chefe do Departamento de Educação Física (DEF), professora Daniela Ferreira, também fizeram agradecimentos oficiais aos envolvidos na realização do projeto para as duas salas. “Foi um trabalho que este departamento abraçou e fez um planejamento bonito, do que poderia ser feito em curto, médio e longo prazos. Um projeto que uniu a todos em função dessa imagem a ser construída, a gente percebe a força deste coletivo”, afirmou Cinthia Alves.

“Penso que é uma aquisição simples, mas muito importante para nossa coletividade. A próxima meta é trabalhar por um espaço para estudantes da graduação e pelo novo prédio para Educação Física”, avaliou Daniela Ferreira.

“Gosto destes momentos, porque eles fecham ciclos e abrem outros. Agora, temos uma ocupação mais profissional dos espaços, a mesma estrutura montada para professores foi montada para estudantes. Em pouco tempo, notamos que já mudou a dinâmica, os discentes começaram a vir com mais frequência, inclusive estudantes de graduação que estão envolvidos em projetos de iniciação científica”, ressaltou o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF), professor Tony Meireles.

Representando o Diretório Acadêmico de Educação Física da UFPE, a estudante Jéssica Ângela pontuou: “Vejo este espaço como forma de integralizar ensino, pesquisa e extensão. Espero que seja um espaço para integração de inteligências e do querer fazer. Aquilo que é produzido pelos professores, também chega aos estudantes e à sociedade”.

Os novos espaços já podem ser utilizados por professores e estudantes para atividades de ensino, pesquisa e extensão e o reitor Alfredo Gomes aproveitou a ocasião para fazer dois anúncios: que uma vaga nova de docente foi destinada ao DEF e que duas salas da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Dine) foram cedidas para o departamento.

Entre os presentes na ocasião estavam o vice-chefe do DEF, professor Eduardo Zapaterra; coordenador do curso de bacharelado em Educação Física, professor André dos Santos Costa; o coordenador do curso de licenciatura em Educação Física, professor Daniel da Rocha Queiroz; o diretor da Secretaria de Gestão de Esporte e Lazer (Segel), professor Vilde Menezes; e a vice-presidenta da Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), professora Erlene Ribeiro.

Departamento de Educação Física

def@ufpe.br