Notícias Notícias

Voltar

Coordenadoria de Estudos da África promove hoje (29) palestra com historiador camaronês Sylvain Mbohou

Memória da escravidão e do tráfico de escravos nas sociedades pós-escravidão em África: o caso do Reino de Bamum (Camarões Ocidentais) é o tema da palestra

A Coordenadoria de Estudos da África (CEAf) do Centro de Estudos Avançados (CEA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove hoje (29) palestra aberta à comunidade acadêmica com o tema “Memória da escravidão e do tráfico de escravos nas sociedades pós-escravidão em África: o caso do Reino de Bamum (Camarões Ocidentais)”. A palestra será ministrada por Sylvain Mbohou, pesquisador camaronês visitante na Universidade Estadual do Maranhão. O evento acontece das 14h30 às 16h30, no auditório do Núcleo Integrado de Atividades de Ensino (Niate) do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

Sylvain Mbohou é historiador camaronês, doutor em História da África e Relações Internacionais pela Universidade de Dschang (Camarões). Mbohou pesquisa tráfico de escravizados árabe-muçulmano, transatlântico e suas memórias. Ele foi agraciado em 2023 pela Sociedade Francesa de História Colonial com o prêmio pela melhor tese sobre escravidão. A palestra tem mediação da professora Luiza Reis, do Departamento de História da UFPE, e tradução de Cibele Barbosa, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), e de Bashir Ali, do Instituto Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

Data da última modificação: 29/08/2023, 11:15