Coordenador e vice-coordenadora do PPGE da UFPE são eleitos para o Conselho e a Diretoria de sociedade científica

Os docentes Pablo Rodriguez e Fernanda De Bastiani foram eleitos no dia 7 deste mês

A excelência da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi novamente reconhecida no âmbito da pesquisa e da matemática aplicada. O professor Pablo Rodriguez e a professora Fernanda De Bastiani, respectivamente coordenador e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estatística (PPGE) da UFPE, foram eleitos para posições de destaque na Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC). Rodriguez será o conselheiro da SBMAC e, Fernanda De Bastiani, a secretária-geral da instituição, cargo dentro da Diretoria. Na UFPE, ambos os docentes são vinculados ao Departamento de Estatística.

A SBMAC, reconhecida por promover o desenvolvimento e a disseminação da Matemática Aplicada e Computacional no Brasil, recentemente realizou eleições para a Diretoria (Biênio 2024-2025) e o Conselho (quadriênio 2024-2027). Os resultados confirmam a dedicação e o empenho do corpo docente da UFPE na vanguarda da pesquisa científica.

O professor Pablo Rodriguez, já vinha atuando na Diretoria da SBMAC há três gestões, pois exerceu a função de primeiro-secretário (2018-2019) e atuou como presidente da Sociedade (2020-2021 e 2022-2023). Sua eleição para o Conselho reafirma a sua relevante contribuição para o avanço da Matemática Aplicada e Computacional.

Por sua vez, a professora Fernanda De Bastiani traz sua expertise ao ocupar o cargo de secretária-geral na Diretoria da SBMAC. Seu comprometimento com a sociedade é evidenciado pelo seu trabalho ao longo de anos na coordenação da Divisão Regional que abrange os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

Os resultados da eleição representam não apenas um reconhecimento da competência dos docentes da UFPE, mas também uma oportunidade de continuar contribuindo para o progresso da Matemática Aplicada no Brasil. Os resultados das eleições da SBMAC podem ser conferidos no site da instituição.

O próximo biênio será especialmente marcante, uma vez que o professor Pablo Rodriguez ressalta que “em 2024, além de iniciar esses novos mandatos, será um ano especial para nós, uma vez que organizamos o Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional em Pernambuco. O evento será realizado em Porto de Galinhas em setembro de 2024 e organizado por colegas da UFPE, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)”.

Data da última modificação: 17/08/2023, 14:44