Coordenação da EAD UFPE participa de Seminário Nacional de Educação a Distância

O seminário é promovido pela Associação Universidade em Rede (UniRede), em parceria com o IFB e a Diretoria de Educação a Distância da Capes

Coordenadores debatem desafios da educação a distância

Da assessoria da EAD UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco, através da Coordenação Geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFPE, representada pelo professor Francisco Kennedy, está participando da edição 2023 do Seminário Nacional de Educação a Distância promovido pela Associação Universidade em Rede (UniRede), em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Diretoria de Educação a Distância da Capes. O evento foi iniciado na quarta-feira (23) e segue até hoje (25), no Instituto Federal de Brasília, Campus Brasília.

Com o tema “Desafios na oferta de uma educação a distância pública e de qualidade em contextos de transformação digital”, o encontro traz discussões associadas ao debate no âmbito das políticas públicas voltadas à educação a distância no Brasil, identificando desafios, problemas, estratégias e mensagens que possam sensibilizar, não apenas os responsáveis pela execução da política, mas também os principais agentes que impulsionam o desenvolvimento da educação no país.

O coordenador-geral da UAB UFPE, Francisco Kennedy, afirma que a Educação a Distância não veio para concorrer com a Educação Presencial. “Estar neste momento presenciando a retomada do Fórum UAB é uma vitória para educação, para a abertura do diálogo entre quem faz a política e quem executa a política educacional de formação de professores. A Educação Presencial tem seu público-alvo e a EAD o seu. Da EAD cabe a interiorização, chegar para aqueles que não conseguem essa educação presencial em nível superior. Mas uma EAD que reflita qualidade, democratização e flexibilidade”, destaca ele.

Além dos debates de cada regionalidade, o Seminário Nacional de Educação a Distância - Edição de 2023 está permitindo discussões articuladas com o setor público e, em especial, as instâncias responsáveis pelo desenvolvimento da política de Educação no país, e também aquelas que estabelecem cooperações com UniRede, como o Conselho Internacional de Educação a Distância (ICDE).

No evento, foi realizado também o lançamento da Campanha Global de Advocacy do International Council for Open and Distance Education - (ICDE), construída a partir de um plano de trabalho elaborado de forma colaborativa, pelas instituições associadas à Associação Universidade em Rede (UniRede), ao Instituto Latinoamericano y del Caribe de Calidad en Educación Superior a Distancia (Caled) e ao International Council for Open and Distance Education - (ICDE), além da solenidade de posse da Presidência do Fórum UAB e reuniões técnicas com os Coordenadores institucionais UAB e Diretoria da DED/Capes. Para saber mais sobre a programação do evento, acesse o site

O Seminário Nacional da UniRede tem como objetivo promover, incentivar, divulgar e proporcionar discussões sobre a Educação a Distância entre as Instituições Públicas de Educação Superior (Ipes) associadas à UniRede e contribuir para o desenvolvimento político, científico e tecnológico da Educação no Brasil com ênfase no ensino híbrido ou mediado pelas Tecnologias da Comunicação e da Informação (TICs) e nas modalidades e práticas de Educação Aberta e a Distância.

UAB NA UFPE - A Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFPE coordena e acompanha as atividades dos cursos ofertados pela UFPE no âmbito do sistema UAB; elabora as diretrizes internas e assessora os coordenadores de curso na gestão das atividades acadêmicas e administrativas, supervisionando a implantação e desenvolvimento dos cursos a distância nos polos de apoio presencial. Também, gerencia registros e controles de bolsistas, em conjunto com os coordenadores de curso, além de fazer a prestação de contas dos recursos descentralizados pela UAB/Capes.

Coordenação UAB UFPE

coord.uab.ead@ufpe.br