Consulta para escolha do reitor e do vice-reitor será realizada com apoio do sistema SIGEleição

Sistema criado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte simula funcionamento das urnas eletrônicas da Justiça Eleitoral

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aprovou os procedimentos referentes à consulta à comunidade universitária para escolha do reitor e do vice-reitor. Será utilizado o Sistema Integrado de Gestão de Eleições (SIGEleição), criado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que simula o funcionamento das urnas eletrônicas da Justiça Eleitoral. A sessão extraordinária do Consuni foi realizada ontem (2) à tarde, no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria.

Sistema simula funcionamento da urna eletrônica da Justiça Eleitoral

De acordo com o professor Ulisses Pinheiro, presidente da Comissão Organizadora da Consulta, é importante ficar atento à relação dos votantes aptos a participarem do certame. O prazo para recorrer em relação à inclusão ou retirada de nomes da lista vai até a próxima sexta-feira (10). Também é preciso se certificar de que a senha do Sistema de Informações e Gestão Acadêmica (Siga) está funcionando, pois ela será usada na votação. “Para não serem surpreendidos na hora de votar, os usuários devem atualizá-la até o dia 24”, explica.

O acesso aos locais de votação será realizado mediante a apresentação de um documento oficial com foto. O funcionamento do SIGEleição é similar ao das urnas eletrônicas: basta digitar o número da chapa, verificar se a foto confere com o candidato desejado e confirmar. Desenvolvido em 2011, o sistema já é usado em universidades federais no Pará, Paraíba e Roraima, entre outras. Também será usado na Universidade Federal do Ceará (UFC) na próxima consulta. Os votos são criptografados durante a eleição.

A opção pelo SIGEleição se deu devido ao indeferimento, pela Justiça Eleitoral, do pedido de empréstimo de 81 urnas eletrônicas para a consulta à comunidade da UFPE. “Tivemos o desafio de encontrar soluções automatizadas para evitar a realização de uma consulta manual, com grau de vulnerabilidade maior”, explica a professora Teresa Maciel, diretora geral do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). A UFRN já é parceira da UFPE em outros sistemas usados atualmente na instituição.

MESÁRIOS - A data final para designação dos mesários pelos Centros e Órgãos foi adiada de hoje (3) para a próxima sexta-feira (10). A inscrição para a seleção de mesários é feita por meio de formulário eletrônico. O trabalho é voluntário, mas há benefícios aos participantes: docentes e funcionários técnico-administrativos têm direito a dois dias de folga pela atuação em duas jornadas de quatro horas, enquanto alunos em geral recebem declaração de atividades complementares com carga horária de 20 horas.

DATAS - A realização da consulta em primeiro turno, apuração e divulgação oficial do resultado será no próximo dia 29. Em caso de segundo turno, a realização da consulta, apuração e divulgação oficial do resultado final será realizada em 12 de junho. O envio do relatório final da Consulta à Comunidade Universitária ao Conselho Universitário será no dia 2 de julho. O hotsite da consulta à comunidade reúne notícias, resoluções, instruções normativas, informações sobre a comissão e os candidatos e calendário.

Data da última modificação: 03/05/2019, 18:05