Conselho Universitário define lista tríplice para o cargo de reitor da UFPE

A lista é formada pelo nome dos professores Alfredo Macedo Gomes (CE), que recebeu 60 votos; Magna do Carmo Silva (CE), com um voto; e Fernando José do Nascimento (CAA), um voto

O Conselho Universitário (Consuni) da UFPE definiu a lista tríplice que será encaminhada para o Ministério da Educação (MEC) para nomeação do reitor da Universidade Federal de Pernambuco para o quadriênio 2023-2027. A lista para reitor é formada pelo nome dos professores Alfredo Macedo Gomes (Centro de Educação - CE), que recebeu 60 votos; Magna do Carmo Silva (Centro de Educação - CE), com um voto; e Fernando José do Nascimento (Centro Acadêmico do Agreste - CAA), que também recebeu um voto. A reunião do Consuni foi realizada na manhã de hoje (28), no auditório da Reitoria, no Campus Recife.

Foto: Catarina Albertim

Reitor e vice-reitor comemoram o resultado da votação

“Nós temos grandes desafios pela frente. Um deles é a questão da recomposição do orçamento das universidades. Tivemos uma recomposição este ano que, embora importante, é insuficiente, mas há um amplo espaço de diálogo junto com o presidente, a Casa Civil e o Ministério da Educação”, disse o reitor Alfredo Gomes. Alfredo falou ainda sobre a expectativa em torno dos investimentos que serão feitos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação e a respeito da proposta de projeto de lei que assegura o fim da lista tríplice na nomeação de reitores nas universidades federais, permitindo que as instituições tenham mais autonomia na organização de seus processos eleitorais.

Foto: Guilherme dos Santos

Conselheiros votaram durante reunião extraordinária

A lista destinada ao cargo de vice-reitor é formada pelo nome dos professores Moacyr Cunha de Araújo Filho (Centro de Tecnologia e Geociências - CTG), que recebeu 60 votos; Beate Saegesser Santos (Centro de Ciências da Saúde - CCS), com um voto; e Maíra Galdino da Rocha Pitta (Centro de Biociências - CB), também com um voto. “Temos muita luta pela frente nos próximos quatro anos com essa reconstrução toda do país, e a UFPE tem papel fundamental nisso por ser uma das universidades mais importantes do Brasil. E internamente também estamos com grandes desafios”, avaliou o vice-reitor Moacyr Araújo.

A consulta à comunidade acadêmica para escolha do novo reitor e vice foi realizada em um turno, no dia 12 de abril deste ano, tendo contado com 4.508 votantes nos campi Recife, Agreste e Vitória. A recondução da chapa Mude UFPE, dos professores Alfredo Gomes e Moacyr Araújo, ocorreu com 88,12% dos votos. Esta foi a primeira vez na história da Universidade na qual a consulta envolveu apenas uma chapa.

A próxima fase do processo para nomeação do reitor da UFPE para o período 2023-2027 consiste no envio para o Ministério da Educação (MEC) da documentação referente à consulta à comunidade acadêmica e à definição da lista tríplice definida hoje (28) pelo Consuni. Após ser empossado no cargo, o reitor fará a nomeação de seu vice. O mandato da atual gestão de Alfredo Gomes e Moacyr Araújo terminará em outubro deste ano.

Data da última modificação: 29/06/2023, 16:32