Conselho Universitário aprova título de Professora Emérita para Esther Azoubel

Professora ingressou na UFPE em 1965 e ocupou diversos cargos de chefia

O Conselho Universitário (Consuni) da UFPE aprovou hoje (22), por unanimidade, a concessão do título de Professora Emérita a Esther Azoubel Sales. Apresentada pelo Departamento de Cirurgia, a proposta de outorga do título foi encaminhado ao Consuni pelo Conselho Departamental do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

A proposta foi solicitada pelo professor visitante José Lamartine Aguiar, do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia, que destacou as qualidades da docente: “O conjunto da obra da professora Esther Azoubel atesta, portanto, a dedicação e o empenho com que atuou ao longo de sua vida profissional junto à UFPE, bem como sua imensa contribuição prestada à área das doenças vasculares.”

A docente graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco em 1958, tornou-se mestre pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbone) em 1964 e doutora pela Escola Paulista de Medicina em 1993. Sua área de atuação principal é a cirurgia vascular, atuando em temas como doenças vasculares, cirurgia, varizes, linfedema e diabetes. A professora Esther, que ingressou na UFPE em 1965, ocupou diversos cargos de chefia no Hospital das Clínicas e no Departamento de Cirurgia.

Data da última modificação: 16/03/2018, 11:54