Conselho Universitário aprova concessão de título de Professor Emérito a Maurício Domingues Coutinho

O docente orientou 29 dissertações de mestrado e 19 teses de doutorado

O Conselho Universitário (Consuni) da UFPE aprovou ontem (1º) a outorga do título de Professor Emérito ao docente Maurício Domingues Coutinho. A proposta foi do Departamento de Física (DF) e aprovada pelo Conselho Departamental do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) e encaminhada ao Consuni.

Mauricio Coutinho graduou-se em Engenharia Elétrica. Em 1971, foi contratado pela UFPE após a conclusão do mestrado em Física na USP. A primeira providência dos recém-contratados foi a organização das estruturas curriculares dos cursos de bacharelado e licenciatura em Física, que tiveram início em março daquele mesmo ano. Em 1973, concluiu o doutorado em Física também na USP.

Ao longo da década de 1970, ele foi responsável pela implantação das pesquisas em Física Teórica na UFPE e que levou à criação do Laboratório de Física Teórica e Computacional (LFTC) do DF. Na graduação, lecionou 16 disciplinas distintas e 14 disciplinas distintas na pós-graduação. Orientou 29 dissertações de mestrado e 19 teses de doutorado. Diversos dos seus ex-alunos se tornaram lideranças científicas em suas respectivas áreas de atuação em todo o país.

Ao longo de sua carreira, coordenou diversos projetos científicos, com destaque para seis projetos Pronex (com financiamento Finep/MCTI/CNPq), tendo abordado temas como: Física da matéria condensada (dinâmica e transporte; transmissões de fase e fenômenos críticos). Publicou até setembro de 2017 um total de 111 artigos científicos, com 1.500 citações.

Na UFPE, foi coordenador da graduação (1976-78 e 1984-85), vice-coordenador da pós-graduação (1976-78), coordenador da pós-graduação (1978-1982), vice-chefe (1980-81) e chefe do departamento (1988-90). Fez ainda parte de Conselhos Superiores da UFPE: CCEPE e Conselho Universitário (1976-77 e 1990-93).

Data da última modificação: 08/05/2018, 12:03