Comitiva da Petrobras visita a UFPE para conhecer pesquisas do I-Litpeg e unidade Embrapii

Houve também visita guiada aos laboratórios do instituto

Uma comitiva da Petrobras visitou a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) nesta quarta-feira (16) para apresentar um panorama da estatal e conhecer ‘in loco’ o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos pesquisadores do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (I-Litpeg). Parte dessa troca de conhecimentos pôde ser acompanhada por vários docentes e discentes da UFPE por meio de palestras no auditório do I-Litpeg, mas também houve uma reunião entre as diretorias e uma visita guiada aos laboratórios do instituto.

Fotos: Wanna Vieira

Yêda Almeida apresenta trabalho desenvolvido no instituto

A diretora do I-Litpeg, professora Yêda Almeida, destacou a importância de receber uma grande comitiva da Petrobras no instituto, especialmente no contexto pós-pandemia da covid-19. “É importante que eles venham para nós fortalecermos esta reaproximação. É importante para a prospecção e a captação de projetos, inclusive porque somos uma nova unidade Embrapii e queríamos apresentar a eles este novo destaque”, resumiu a professora, responsável por mostrar uma visão geral da história do I-Litpeg antes e depois da criação do instituto, bem como a atual estrutura de funcionamento, caracterizada pela interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.

Yêda Almeida se referia à unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) implantada no I-Litpeg em parceria com Ministério da Educação (MEC). Coordenada pelo professor Leonardo José do Nascimento Guimarães, do Departamento de Engenharia Civil, ela é a segunda unidade Embrapii na UFPE – a primeira funciona no Centro de Informática (CIn) – e começou a operar em 2023 na área de competência intitulada “Modelagem de reservatórios e otimização robusta aplicadas a recursos energéticos e meio ambiente”.

Docentes, discentes e equipe da Petrobras acompanharam as palestras

“A Petrobras tem um longo histórico de parcerias com a UFPE, principalmente com o I-Litpeg. Parcerias como essa ocorrem através de termos de cooperação em que a gente publica nossos desafios para a comunidade científica. Isso tem dado muito certo e a UFPE é uma de nossas principais parceiras nesse tipo de desenvolvimento. Historicamente, tivemos diversos resultados muito positivos e, agora, principalmente, vendo aqui o alinhamento estratégico da Petrobras com as ambições do I-Litpeg, acho que temos bastante coisa para fazer juntos”, avaliou a gerente executiva do Centro de Pesquisa Petrobras (Cenpes), Maíza Goulart.

Maíza Goulart definiu as parcerias com as universidades como algo “fundamental”

Ela também definiu as parcerias com as universidades, neste momento que a humanidade enfrenta o desafio da transição energética, como algo “fundamental”: “Se tem uma coisa que eu tenho certeza que todo mundo concorda é que a gente não tem como vencer o desafio da transição energética sem desenvolvimento tecnológico e, para fazer esse desenvolvimento, para fazer inovação, as universidades são peças-chave no quebra-cabeça. Não tem como a indústria fazer sozinha”, afirmou.

A publicação dos desafios da Petrobras para a comunidade científica, citada por Maíza Goulart, é feita por meio do programa Conexões para Inovação. Entre as sete áreas do programa estão o OpenLab (para desenvolvimento de softwares em código aberto), a Aquisição de Soluções (para busca de startups e outras empresas inovadoras que apresentem soluções validadas ou em fase de validação no mercado) e a área de Residentes (para atrair profissionais e acelerar a curva de aprendizado).

“Publicamos nesta plataforma os desafios tecnológicos que a gente tem e modelamos os tipos de parcerias que podem ser feitas para a busca de soluções a partir das necessidades de cada desafio”, explicou a gerente executiva para o público presente no auditório.

Administração do I-Litpeg

ca.litpeg@ufpe.br