Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos do Campus Recife mantém atuação durante a pandemia

O Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos (CEP/UFPE) do Campus Recife informa à comunidade acadêmica que continua analisando todos os protocolos de pesquisa científica encaminhados via Plataforma Brasil. Em 2020, já foram avaliados 349 projetos originais destinados às pesquisas acadêmicas de Pibics, TCCs, dissertações e teses, além de pesquisas docentes. Até o momento, o CEP/UFPE emitiu aproximadamente 900 Pareceres Consubstanciados, resultantes da análise de Novos Cadastros, Respostas de Pendências nos protocolos, Emendas e Notificações de Relatórios Parciais e/ou Finais para o encerramento dos estudos.

Durante o período da pandemia, a equipe do CEP/UFPE (secretaria, coordenação e membros relatores), além de permanecer analisando os protocolos de pesquisa habituais, criou uma Câmara Técnica no intuito de analisar, exclusivamente, protocolos relacionados à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), formada pelos membros relatores e, até agora, já realizou 13 reuniões extraordinárias. Por meio dessa medida, está sendo possível atender a todas as demandas dos pesquisadores e analisar os protocolos de pesquisa em tempo hábil, cumprindo as exigências da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

Além de conferir e validar os projetos originais, a equipe do CEP/UFPE confere, recebe, encaminha e analisa, diariamente, as Respostas de Pendências, as Emendas aos protocolos e as Notificações de Relatórios Finais emitidos por pesquisadores dos 13 centros acadêmicos da UFPE, além dos provenientes de instituições externas que não possuem CEP e são enviados diretamente pela Conep.

A coordenação do CEP/UFPE – Campus Recife solicita a colaboração de todos os pesquisadores da Universidade para que acessem as informações, os tutoriais e os documentos à disposição no site do comitê antes de cadastrarem seus protocolos de pesquisa científica envolvendo seres humanos, devendo ler as instruções do Manual do Pesquisador e fazer o download dos modelos de documentos (que sejam pertinentes a cada estudo e de acordo com a metodologia a ser empregada). Dessa forma, será possível tomarem ciência sobre os trâmites e as exigências do CEP necessários para a análise dos protocolos de pesquisa científica envolvendo seres humanos.

Ressalta-se a importância de todos os pesquisadores utilizarem o Modelo para Construção de Projeto de Pesquisa e o Checklist para Pesquisadores disponíveis no site. Esses documentos foram elaborados pelo CEP exclusivamente para auxiliar a comunidade acadêmica durante a construção de seus projetos de pesquisa em conformidade com a literatura existente sobre Metodologia de Pesquisa, bem como para guiá-los durante o cadastro de cada protocolo na Plataforma Brasil. Dessa forma, espera-se que os pesquisadores da UFPE possam desenvolver pesquisas relevantes para a sociedade, baseadas em evidências, por meio de projetos de pesquisa bem estruturados, contemplando todos os itens metodológicos imprescindíveis para a análise, protegendo e respeitando os potenciais participantes de cada estudo.

A coordenação do CEP/UFPE é composta por Luciano T. Montenegro e Gisele Cristina S. da Silva, e a secretaria conta com Maria Inez S. A. de Araújo e Débora V. A. G. Santana.

cephumanos.ufpe@ufpe.br

Data da última modificação: 03/08/2020, 17:19