Comissão de Ética entrega proposta de Código de Ética ao reitor Anísio Brasileiro

Documento será submetido ao Conselho Universitário

Hoje (7), a Comissão de Ética da UFPE entregou ao reitor Anísio Brasileiro, no seu gabinete, proposta de Código de Ética a ser adotado na Universidade abrangendo as relações entre os três segmentos que compõem a comunidade acadêmica: alunos, docentes e servidores técnico-administrativos. A elaboração do documento estava prevista no plano de ação da comissão. O documento será submetido, brevemente, à apreciação do Conselho Universitário. Também participaram do encontro o ouvidor-geral Ivan Melo e a chefe de gabinete, Lenita Almeida.

Foto: Passarinho - Ascom UFPE

Documento é resultado de contribuições feitas por meio de consulta pública

O presidente da Comissão, professor Saulo Cabral dos Santos, explicou que o documento é resultado das contribuições feitas por meio da consulta pública que foi feita nos meses de maio e junho deste ano, perguntando à comunidade o que a afligia e a incomodava e o que as pessoas gostariam de ver no Código de Ética da Universidade. “A comunidade se manifestou por meio de 1.725 contribuições, com as pessoas falando sobre suas dificuldades e ansiedades, sobre as relações interpessoais entre servidores e docentes, entre docentes e estudantes, estudantes com estudantes”, disse ele, ao final do encontro.

Ele destacou ainda que houve também contribuições espontâneas de vários professores de diversos centros e um esforço coletivo que resultou no documento entregue ao reitor. “O documento direciona um processo de humanização dentro da Universidade, com a ética dentro de uma perspectiva educativa e de colaboração neste processo de humanização”, acrescentou o docente.

Após aprovação pelo Conselho Universitário, o Código de Ética será disseminado na Universidade por meio de campanha educativa via mídias sociais, site da UFPE e demais meios de comunicação da UFPE.
Data da última modificação: 07/12/2018, 16:53