Colóquio no Departamento de Física discute adesões fluidas

O evento será realizado nesta sexta-feira (17) às 16h

O colóquio no Departamento de Física/Pós-Graduação em Física da UFPE discute adesões fluidas nesta semana. O intuito da palestra é abordar a ligação entre a força necessária para separar duas superfícies e as propriedades viscoelásticas de fluidos colocados entre elas. O evento será realizado nesta sexta-feira (17) às 16h, no auditório do Departamento de Física, e terá como palestrante o professor Wilson Barros.

Na ocasião, também haverá uma breve introdução sobre reologia e fenômenos curiosos dos chamados fluidos complexos. Seguida pela problemática da separação de superfícies mediadas pela presença de uma tensão.

O professor Wilson Barros é bacharel em Física pela Universidade Federal do Ceará (1997), possui mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Realizou pós-doutorado no Institute of Imaging Science (Vanderbilt University, EUA, 2004-2007) e no Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics (Harvard University, EUA, 2007-2009).

Tem experiência na área de ressonância magnética nuclear, enfatizando os seguintes temas: processos difusivos em matéria frágil (soft matter), efeitos não-lineares em dinâmica de spin nuclear, e polarização nuclear dinâmica via efeito Overhauser e bombeamento óptico. Tem experiência na área de reologia em materiais tensoativos (polímeros, géis, e emulsões) com ênfase em aplicações biomédicas.

Pós-Graduação em Física

posgrad.df@ufpe.br