Colóquio de Física promove discussão sobre a construção do Radiotelescópio Bingo

O evento será realizado nesta sexta (10), às 16h no auditório do departamento

O Departamento de Pós-Graduação em Física da UFPE promove um encontro para discutir o “Radiotelescópio Bingo: Ouvindo a evolução do Universo desde o Sertão brasileiro.” O evento será realizado nesta sexta (10), às 16h no auditório do departamento. Bingo é um telescópio projetado para fazer detecções das oscilações acústicas de bárions (BAO) por meio de radiofrequência, conforme consta no site do projeto. E, durante o evento, o professor Amilcar Queiroz, da Unidade Acadêmica de Física da UFCG, apresentará os objetivos em cosmologia e astrofísica do radiotelescópio que está em fase de construção no sertão da Paraíba.

Na ocasião, também serão discutidas as tecnologias para resolver problemas relacionados ao design de antenas, receptores de rádio e outros elementos que compõem o funcionamento do radiotelescópio.

O palestrante é um dos coordenadores do projeto do radiotelescópio Bingo e tem desenvolvido, em colaboração com a produção do radiotelescópio, outriggers e aplicações para detecção e modelagem de FRB e pulsares. Amilcar Queiroz que, atualmente, é professor da Unidade Acadêmica de Física da UFCG, possui graduação em Física pela Universidade de Brasília (1999), mestrado em Física pela Universidade de Brasília (2002) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2006). Realizou estágio de pós-doutoramento no Centro Internacional de Física da Matéria Condensada (2007-2008). Realizou estágio de pós-doutoramento no Departamento de Física Teórica de la Universidad de Zaragoza, Espanha, com apoio financeiro da Capes (2014-2015). Foi professor adjunto do Instituto de Física da Universidade de Brasília.

Também atuou em aplicações de teoria quântica de campo em áreas como informação quântica, matéria condensada e altas energias. Tanto em informação quântica quanto matéria condensada, realizou inúmeros trabalhos envolvendo o cálculo analítico de entropia de emaranhamento em diversos sistemas de baixa dimensionalidade.

Pós-Graduação em Física

posgrad.df@ufpe.br