Cinema Mostra Aids promove conscientização e diálogo sobre o HIV/aids

“Os Primeiros Soldados”, filme com Johnny Massaro, narra a chegada da aids e será exibido durante a mostra

Da assessoria do evento

Neste Dezembro Vermelho, dedicado à campanha mundial de conscientização e combate ao HIV/aids, o evento “Cinema Mostra Aids” acontece nos dias 6 e 7 deste mês, na UFPE. Iniciativa do Grupo Pela Vidda (SP), com o apoio do Instituto Boa Vista (IBV) e do Núcleo LGBT da UFPE, o evento, respaldado pelo Ministério da Saúde e Usaid, exibirá filmes em longa, média e curta-metragem que abordam a prevenção, cuidado e vivência com o HIV, contribuindo para ampliar a conscientização sobre essa realidade multifacetada. As exibições ocorrerão no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade. A entrada é gratuita em todos os filmes e está sujeita à capacidade máxima do espaço.

Segundo o sociólogo e coordenador do Instituto Boa Vista, Acioli Neto, a amostra é uma oportunidade imperdível para a comunidade “não esquecer, reconhecer e promover a conscientização sobre o HIV/aids”. “Será uma ótima oportunidade para se aproximar das diversas faces da sida, destacando os desafios enfrentados durante os anos 1980, refletindo a trajetória dos mais de 40 anos da epidemia, marcados pela ignorância sobre o HIV e o preconceito”, reforça.

Os filmes selecionados abrangem desde o início da epidemia até os dias atuais, explorando questões como preconceito, discriminação, aceitação das relações e as novas tecnologias de prevenção, como a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição).

A UFPE firmou o compromisso público em acolher a comunidade LGBTQIAPN+ que trabalha e estuda na Universidade e significa atuar efetivamente no combate à lgbtfobia, mas também significa cuidar das pessoas e, consequentemente, de sua saúde. “O Núcleo de Políticas LGBT da UFPE recebe a Mostra de Cinema de Aids com muita alegria, pois acreditamos no cinema como instrumento de conscientização social e temos certeza que nossa comunidade acadêmica se beneficiará das obras e discussões que serão tratadas nesses dois dias de evento”, disse Diego Germano, coordenador do Núcleo LGBT da UFPE.

A programação do primeiro dia começa às 9h com “Os Primeiros Soldados” (2022), um drama emocionante que aborda os desafios enfrentados por aqueles que foram pioneiros na luta contra a aids. Logo em seguida, às 11h, será exibido o curta “O Som das Décadas” (2021), seguido por uma roda de diálogo.

A tarde traz o documentário “Cartas para Além dos Muros” (2019) às 14h, acompanhado de uma seleção de curtas, incluindo “Agora Que Eu Sei” (2016) e “HIV 40 Anos – Aids e suas histórias” (2021). A animação “Sangro” (2021) encerra a sessão às 15h30, seguida por mais uma roda de diálogo.

No segundo dia, a programação inicia às 9h com o documentário “Tente Entender o Que eu Tento Dizer” (2019), seguido de curtas como “Um Cartaz HIV Positivo” (2015) e o mini doc “A epidemia de Aids no Brasil”. O documentário “Aquela Criança com aids” também será exibido antes da roda de diálogo às 11h20.

Às 14h, o documentário “Positivo” (2009) leva os espectadores a uma jornada contínua, acompanhada por curtas como “Posso te Beijar?” (2018) e “Uma Carta Insone” (2021). O evento encerra seu segundo dia com uma roda de diálogo às 16h30, proporcionando aos participantes a oportunidade de compartilhar reflexões e experiências.

É válido destacar que o evento “Cinema Mostra Aids” está acontecendo paralelamente em mais sete capitais, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, João Pessoa, Belém, Aracaju e em Brasília.

Data da última modificação: 04/12/2023, 14:16