Notícias Notícias

Voltar

Cine-Debate no HC discute preconceito e discriminação com as pessoas que vivem com o HIV

Evento fez parte das ações do Dezembro Vermelho no HC

Foto: Maria Cecília Vieira/HC-Ebserh

Roda de conversa proporcionou a troca de experiências e de informações 

O terceiro e último dia das ações realizadas pelo Serviço de Doenças Infecto-Parasitárias (DIP) do Hospital das Clínicas da UFPE em prol do Dezembro Vermelho (mês de conscientização e prevenção da aids) finalizou a semana de atividades com um cine-debate com o tema “Convivendo com o HIV - preconceitos e discriminação’’, que aconteceu na sala 1 do antigo curso médico. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O vídeo exibido “Aids, o que mata é o preconceito” aborda o preconceito e a discriminação sofrida pelas pessoas que vivem com o HIV. A roda de conversa após a exibição do vídeo, contou com três debatedores: a representante do Movimento Articulação Aids em Pernambuco, Simone Ferreira; a representante do Movimento Nacional de Cidadãs PositHIVas, Ivanise Vasconcelos, e o representante do Movimento Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV em PE, José Cândido, além da moderadora, a psicóloga Célia Regina, do Serviço de Doenças Infecto Parasitárias (DIP) do HC.

A roda de conversa proporcionou a troca de experiências e de informações a respeito do HIV, promovendo o debate e a discussão sobre as dificuldades da pessoa que vive com a doença. “Iniciativas como essa são importantes, pois contribuem para a diminuição da discriminação e do preconceito com relação aos usuários do serviço. Uma das maiores dificuldades do paciente em aderir ao tratamento é o medo de ser vítima do preconceito. Precisamos levar informação para que certas concepções sem fundamentos sobre a doença sejam cada vez mais desmistificadas’’, explicou Célia Regina.

Data da última modificação: 07/12/2018, 11:11