Cerca de 80 pacientes foram examinados em ação realizada pelo HC para prevenção das hepatites virais

Também foram ofertadas aulas para os agentes de saúde sobre como realizar os testes rápidos

O Hospital das Clínicas da UFPE realizou uma ação de conscientização em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde na última sexta-feira (26) em referência ao julho amarelo que é o mês de prevenção e conscientização das hepatites virais. A campanha de caráter nacional aconteceu em várias cidades do país, e na cidade do Recife, ela foi realizada na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro de San Martin.

Foto: Andrea Dória

Pacientes fizeram exames e foram orientados sobre a doença

O evento teve a participação tanto de médicos hepatologistas do HC quanto dos estudantes de Medicina da UFPE, que são membros da Liga de Hepatologia e Gastroenterologia. Cerca de 80 pacientes receberam atendimentos e foram submetidos a testes rápidos para diagnóstico das hepatites B e C e cerca de 30 agentes de saúde da USF de San Martin receberam uma aula sobre o que é a doença, como realizar os testes rápidos, entre outros.

“Sempre participamos das campanhas e esse ano resolvemos realizar na USF de San Martin. Além de examinar os pacientes, vimos também a importância de ensinar e ofertar aulas aos agentes de saúde, para que eles possam aprender a realizar os testes rápidos que devem ser feitos de forma contínua, para começar a eliminar os casos de hepatite no Brasil de acordo com a proposta da Organização Mundial da Saúde”, explicou Edmundo Lopes, chefe do Ambulatório de Hepatologia do HC.

Para o estudante de Medicina da UFPE e membro da Liga de Hepatologia e Gastroenterologia, Hugo Coentro, essas atividades são importantes porque o estudante pode aliar a parte teórica que se aprende na sala de aula com a parte prática. “Essas ações contribuem muito para a nossa formação médica, precisamos entender quem vamos atender e em que situação, além da oportunidade de poder reforçar o quanto é importante e necessário que as Unidades básicas de saúde realizem e ofereçam esses testes para a população de forma contínua”, disse ele.

As hepatites virais são inflamações causadas por vírus A, B, C, D e E. No Brasil, mais de 70% (23.070) dos óbitos por hepatites virais são decorrentes da hepatite C, seguido da hepatite B (21,8%) e A (1,7%). Atualmente, mais de 500 mil pessoas convivem com o vírus da hepatite C e ainda não sabem, já as hepatites A e B podem ser prevenidas através de vacinas gratuitas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os testes para diagnóstico são rápidos e simples, e o tratamento para a hepatite C é realizado através de medicamentos orais, sem efeitos colaterais.

Data da última modificação: 29/07/2019, 13:13