Centro de Pesquisa Clínica do HC celebra primeiro ano de atuação com evento no próximo dia 13

Programação inclui palestras, apresentação do CPC, exibição de vídeo institucional e homenagem à pesquisadora Lucila Valente

O Centro de Pesquisa Clínica Professor Salomão Kelner do Hospital das Clínicas da UFPE vai celebrar o seu primeiro ano de atividades com evento comemorativo na próxima quarta-feira (13), no Anfiteatro 1 do hospital, a partir das 9h, sendo aberto à comunidade hospitalar, sem necessidade de inscrição. O HC-UFPE é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“A presença do CPC traz importantes benefícios, principalmente para os nossos pacientes, mas também para a comunidade acadêmica. Além de permitir acesso a tratamentos inovadores e com melhores resultados, proporciona a melhoria constante nos fluxos assistenciais. O desenvolvimento do CPC permitirá ainda o aumento da colaboração científica do HC com outras instituições nacionais e internacionais, fomentará iniciativas locais de pesquisa e treinará novos pesquisadores”, explica o coordenador do CPC e chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HC, Glauber Leitão, que fará a apresentação sobre o Centro, incluindo a exibição de um vídeo institucional.

O CPC é o responsável por incentivar e gerenciar a pesquisa clínica no HC oferecendo a oportunidade de acesso a terapias, tratamentos e medicamentos inovadores aos pacientes participantes dos estudos. “O remédio que eu estou tomando nesse estudo aqui no hospital é um milagre de Deus na minha vida: minha pressão está regulada; meus exames agora dão tudo direitinho; meu colesterol está regulado; a função dos meus rins dava alterada, mas agora está tudo certinho”, relata o paciente Kaíque Paulino da Silva, de 30 anos, que trata uma glomerulonefrite no hospital-escola, desde os 13.

O evento terá como convidados o reitor da UFPE, Alfredo Gomes; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPE, Pedro Carelli; o diretor do Centro de Ciências Médicas (CCM) e ex-superintendente do HC, Luiz Alberto Mattos; o coordenador de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde da Ebserh, Felipe Roitberg, que ministrará a palestra “A pesquisa na Rede Ebserh”, de forma remota, entre outros.

O superintendente do HC, Filipe Carrilho, destaca que o Centro de Pesquisa Clínica compõe um dos pilares essenciais do hospital impulsionando a atividade acadêmica. “O CPC fortalece a nossa pesquisa e, por consequência, contribui para o avanço da Inovação em Saúde integrando os estudos científicos com os cuidados clínicos de alta qualidade a que o hospital se propõe”, salienta o gestor.

O evento também vai homenagear a pesquisadora, professora e coordenadora da Área Assistencial de Nefrologia do HC, Lucila Valente. Além disso, haverá a palestra “Boas práticas em comunicação científica na pesquisa clínica”, que será ministrada pela pesquisadora Karen Santos-d'Amorim, doutoranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPE, com período sanduíche na Universidad Carlos III de Madrid.

Karen tem especialização em Gestão de Projetos e seus interesses de pesquisa versam sobre estudos métricos da informação (bibliometria, cientometria, altmetria e cibermetria), integridade em pesquisa (estudos sobre retratação, artigos retratados, indicadores), análise de citação, análise de redes sociais (com foco no comportamento da informação em ambientes on-line), comunicação científica e estudos sobre desinformação.

Localizado no 3° andar (na área do antigo Curso Médico), o CPC conta com estrutura física própria (com recepção e salas para atendimento, para coleta de exames e para reuniões e monitoria), equipamentos atualizados (como centrífuga, ultra freezer -20°C e -80°C, computadores, entre outros) e equipe dedicada, o que atende às exigências regulatórias nacionais e internacionais para a condução dos estudos. Também presta todo o suporte para garantir o seguimento dos rigorosos protocolos dos estudos clínicos e das boas práticas clínicas.

Data da última modificação: 11/12/2023, 15:38