Centro de Informática promove Seminário de Pesquisa

Palestra será realizada no dia 14 de agosto, às 15h

O Centro de Informática (CIn) da UFPE recebe o Seminário de Pesquisa “Obtendo conhecimento em diferentes domínios utilizando Visualização de Grafos”, ministrado pelo pós-doutorando e bolsista da Fapesp Cláudio Linhares. A palestra acontecerá no anfiteatro do Centro, no dia 14 de agosto, às 15h, com transmissão simultânea pelo canal do CIn no YouTube. Toda a comunidade CIn está convidada a participar.

O Seminário de Pesquisa discutirá os grafos ou redes complexas, estruturas úteis para modelar e analisar partes de um sistema e sua interação. Os grafos podem ser utilizados por várias disciplinas, como a Biologia e a Medicina (por exemplo, interações de proteínas ou células cerebrais), Ciências da Computação e Telecomunicações (por exemplo, e-mails, telefonemas) e redes sociais (por exemplo, amizade, contatos de proximidade). Além disso, em várias situações do mundo real, as redes evoluem com o tempo e, assim, a análise visual dessas redes temporais é uma maneira eficaz de entender sua dinâmica e identificar padrões, anomalias e outros comportamentos nos dados.

Contudo, há uma grande quantidade de dados nas redes do mundo real, que podem produzir visualizações com grande desordem visual. Dessa forma, no seminário, Cláudio Linhares se propõe a apresentar métodos e sistemas para melhorar a legibilidade da visualização, permitindo que os usuários obtenham insights que levem a uma tomada de decisão rápida e confiável. Além disso, vai demonstrar algumas aplicações reais de visualização em diferentes domínios, como um foco em sistemas de registro eletrônico de saúde (EHR) para rastrear a trajetória clínica de um único paciente por meio de uma série de testes e dados, que podem ajudar os médicos em tratamentos e diagnósticos.

Cláudio D. G. Linhares possui graduação, mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Seu mestrado e doutorado foram desenvolvidos no Departamento de Ciência de Dados, com enfoque na Ciência de Redes com o uso de Visualização da Informação. Atualmente, Linhares é pós-doutorando e bolsista da Fapesp, trabalhando com análise de dados médicos, com atuação no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP).

Data da última modificação: 09/08/2023, 15:52