Centro de Informática inaugura amanhã (23) o SandPIT, espaço de prototipação e inovação tecnológica

A área conta com toda a estrutura para desenvolvimento de negócios e artefatos

O Centro de Informática (CIn) da UFPE inaugura amanhã (23) mais um ambiente de fomento ao empreendedorismo e novos negócios em tecnologia na UFPE: o SandPIT, um espaço dedicado à prototipação e à inovação tecnológica. Concebido como um espaço para experimentação e formação empreendedora de projetos criados na UFPE, o SandPIT vai receber projetos que envolvam alunos do centro e que tenham como escopo a tecnologia da informação. O evento será às 10h, no 2º andar do bloco E do CIn.

O espaço foi projetado com dois ambientes, sendo um deles formado por quatro ilhas de trabalho, quadros, TVs e sofás para realização de reuniões e desenvolvimento de protótipos de negócios. A outra sala é um espaço maker, onde vão ficar equipamentos como impressoras 3D, mesas de corte e outros equipamentos para prototipação de dispositivos. O SandPIT será compartilhado com outros projetos do Centro que necessitem do uso dos equipamentos.

Inicialmente, o primeiro programa de Residência  em Empreendedorismo em Negócios Digitais vai ocupar a nova área voltada para o fomento de novos negócios do CIn. Quatro projetos foram selecionados recentemente, através de edital publicado no início do mês. As equipes contempladas vão ter acesso a esta infraestrutura, assessoria, capacitação, networking, ferramentas e soluções adequadas para criação e desenvolvimento de startups de base tecnológica.

AMPLIAÇÃO – Na mesma ocasião, o reitor Anísio Brasileiro vai assinar a ordem de serviço para obras de ampliação do Bloco E do CIn, de cerca de 1.000 m². “São dois marcos importantes no mesmo dia: a ampliação do nosso apoio e compromisso com as atividades criativas e empreendedoras capitaneadas pelos nossos alunos, através da inauguração do SandPIT, e também a ampliação da nossa área física com a expansão do prédio, que abrigará novos laboratórios e salas de aula”, explica o diretor do CIn, professor André Santos.

Data da última modificação: 23/03/2018, 15:48