Notícias Notícias

Voltar

CIn sediará workshop de disseminação do Marco Referencial para a Igualdade de Gênero em Instituições de Ensino Superior no Brasil

Evento promove a reflexão sobre estratégias para igualdade de gênero e inclusão em IES

O Workshop de Disseminação do Marco Referencial para a Igualdade de Gênero em Instituições de Ensino Superior no Brasil, organizado pelo Conselho Britânico, será realizado amanhã (5), das 9h30 às 12h30, no anfiteatro do Centro de Informática (CIn), no Campus Recife da UFPE.

Integrado ao Programa Mulheres na Ciência, este evento é parte de uma série de dez workshops a serem realizados nas cinco regiões do país. Ao final dos dez workshops, que ocorrerão entre maio e setembro, será realizada uma sessão de encerramento, em São Paulo, para compartilhar as principais descobertas e avanços das interações.

O objetivo principal das atividades é discutir igualdade de gênero em Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil e disseminar o Marco Referencial para a Igualdade de Gênero em Instituições de Ensino Superior no Brasil, desenvolvido com base na experiência das IES participantes do edital Women in Science: UK-Brazil Gender Equality Partnerships Call 2021.

Além disso, almeja-se apresentar os resultados do Programa Mulheres na Ciência e facilitar reflexões sobre como as estratégias de institucionalização do ensino superior podem considerar componentes de gênero nos seus planos de implementação.

O evento é voltado para representantes com poder decisório em IES, tais como membras e membros de Reitorias, Vice-Reitorias e Pró-Reitorias, departamentos e/ou iniciativas voltadas à Igualdade, Diversidade e Inclusão (EDI), além de docentes, especialmente de áreas de conhecimento relacionadas a gênero e ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Medicina (STEM). Também visa a presença de representantes de instituições de fomento e amparo à pesquisa, a fim de qualificar as discussões e potencializar as chances de adesão às diretrizes do Marco.

Interessados em participar do evento devem preencher o formulário de inscrição. O Marco Referencial para a Igualdade de Gênero em Instituições de Ensino Superior no Brasil, disponível para leitura aqui. 

O British Council está comprometido com políticas e práticas de igualdade, diversidade e inclusão em tudo o que fazemos. Busca abordar a sub-representação e incentivar os participantes de grupos sub-representados, em particular, mas não exclusivamente, por motivos de gênero, etnia e deficiência. Aceita discussões sobre requisitos ou ajustes específicos para permitir a participação e o envolvimento em seu trabalho e atividades.

Data da última modificação: 04/07/2023, 16:30