Notícias Notícias

Voltar

Centro de Informática da UFPE comemora 49 anos e traça rumos para seus 50 anos

Evento de celebração e planejamento reuniu membros da comunidade do CIn

O Centro de Informática (CIn) da UFPE realizou, na quarta-feira (30), evento de comemoração pelos seus 49 anos do centro, transcorridos no dia 11 de agosto. O encontro reuniu diretores, professores, funcionários, aposentados, técnicos administrativos e bolsistas em um clima de confraternização para celebrar a data e discutir a programação para os 50 anos do CIn. O reitor Alfredo Gomes participou das comemorações, ao lado dos dirigentes do centro, docentes e alunos.

Foto: Ascom/CIn

Reitor Alfredo Gomes participou das comemorações

A reunião abordou os principais pilares do centro: ensino, pesquisa, extensão, cooperação e infraestrutura, com a notícia da finalização do projeto para o novo módulo. O evento serviu também como pontapé inicial para as celebrações que antecedem esse marco histórico, que será comemorado em 11 de agosto de 2024.

A proposta é que a cada mês, a contagem regressiva seja marcada por ações especiais e simbólicas dos valores e realizações do centro. Entre as atividades programadas estão painéis, reuniões estratégicas de planejamento, a criação de páginas de memórias significativas e outras iniciativas que reforçarão a importância da jornada até essa data especial.

A reunião também contou com a presença da diretora-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade), Maira Galdino; de Ana Carolina Brandão, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi);, além de ex-funcionários e professores aposentados que contribuíram para a trajetória do CIn. Em suas palavras, o reitor Alfredo Gomes enfatizou o compromisso contínuo da gestão em consolidar a história do centro e expandir sua influência para áreas como saúde, defesa e computação quântica.

Alfredo destacou a importância da colaboração com instituições nacionais para atingir esses objetivos. “Isso é fundamental e demanda certa articulação com as instituições nacionais para que isso possa acontecer. Reafirmo aqui nossa disponibilidade, assim como das pró-reitorias, para que esse projeto dê muito certo”, declarou.

No momento seguinte da celebração, a homenagem ao professor Paulo André da Silva Gonçalves, que faleceu em maio do presente ano, contou com falas dos professores Carlos Ferraz e José Augusto Suruagy, que compartilharam lembranças do professor Paulo André. A família de Paulo recebeu placas com mensagens de reconhecimento e gratidão pelas contribuições inestimáveis que ele fez ao centro e à comunidade acadêmica.

O evento encerrou com atmosfera de motivação para os próximos passos do Centro, após reflexão sobre seu passado, presente e planos futuros. O CIn busca continuar sua caminhada como um dos mais respeitados centros de ensino e pesquisa do Brasil e da América Latina com inovação, responsável pela formação de profissionais de excelência em tecnologia e gerador de projetos de colaboração notáveis para a academia, a sociedade e o mercado.

Data da última modificação: 05/09/2023, 15:47