Notícias Notícias

Voltar

Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) divulga edital da seleção do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPE

As inscrições abriram hoje (31) e vão até o dia 17 de agosto

Foi divulgado, na última sexta-feira (28), o edital do processo seletivo do PPGEO, Programa de Pós-Graduação em Geografia, da UFPE. Serão ofertadas 39 vagas para o curso de mestrado e 14 para o curso de doutorado do ano letivo de 2024. As inscrições abriram hoje (31) e devem ser realizadas através do portal eletrônico do Sigaa até o dia 17 de agosto. O edital está disponível no Boletim Oficial nº 127

Para o curso de mestrado, exige-se graduação na área de Geografia e áreas afins, e, para o curso de doutorado, exige-se mestrado, realizado em instituições reconhecidas pela Capes. O processo seletivo de ambos os cursos será dividido em quatro etapas, sendo: homologação das inscrições, provas de conhecimento e de suficiência do idioma, arguição do Projeto de Pesquisa e avaliação do currículo. Os resultados serão divulgados no dia 1º de dezembro e as aulas terão início em 2024.

Implementado em 1976, o PPGEO da UFPE foi o terceiro a ser criado em sua área no país. Naquele ano, teve início a instalação do curso de mestrado e, em 2004, a implementação do doutorado. Sua criação inicial complementa o esforço que já vinha se desenvolvendo em Pernambuco desde os anos 1940 com o intuito de caracterizar a geografia da Região Nordeste. Os eixos temáticos do programa encontram-se sincronizados com os estudos de análise regional e regionalização, área em que se concentra o PPGEO, mas têm se caracterizado por uma atitude receptiva às inovações teóricas e tecnológicas na ciência geográfica.

O Programa de Pós-Graduação em Geografia vem se destacando pelo incentivo a uma postura científica crítica, e pelo desenvolvimento de abordagens multi e interdisciplinares refletidas na consolidação do crescimento de sua produção científica e acadêmica abrangendo temáticas referentes aos fenômenos regionais, urbanos, agrários, físicos e ambientais.

Data da última modificação: 31/07/2023, 13:53