Notícias Notícias

Voltar

Centro de Estudos Avançados promove live sobre “Sistemas regionais de proteção aos refugiados”

A transmissão será realizada no dia 18 deste mês, às 14h, no canal do YouTube da Coordenadoria de Estudos de Futuro

O Centro de Estudos Avançados(CEA), por meio da Curadoria de Migrações e Direitos Humanos, promove a live “Sistemas regionais de proteção aos refugiados”. A transmissão será realizada no dia 18/12, às 14h, no canal do YouTube da Coordenadoria de Estudos de Futuro. Os interessados em acompanhar a live devem preencher o formulário de inscrição on-line. 

A pauta central do encontro diz respeito à proteção dos refugiados e entendimento das particularidades culturais, históricas e sociais no contexto de cada região. Todo sistema de proteção possui uma estrutura de funcionamento própria e uma matriz de fundamentação que surgem como forma de garantia dos Direitos Humanos previstos em acordos internacionais. Sendo o Sistema Europeu atuando por meio da organização do Conselho da Europa (CE); o interamericano por meio da Organização dos Estados Americanos (OEA), e, por sua vez, o Africano apresenta como matriz, a União Africana (UA), voltados para a proteção dos direitos humanos.

O debate visa ainda abordar a evolução dos sistemas regionais para a proteção dos deslocados forçados (refugiados e deslocados internos). Para isso, contará com os seguintes palestrantes: Anna Karollinne Lopes, doutoranda em Ciência Política pela UFPE e em Estudos Urbanos e Regionais pela UFRN, que também organiza o evento; e os doutores em Ciência Política também pela UFPE Igor Sabino e Thalita Franciely de Melo.

Mais informações
Coordenadora Futuro

cea.futuro@ufpe.br 

Data da última modificação: 12/12/2023, 15:44