Centro de Estudos Avançados da UFPE promove live sobre a presença da colonialidade no cinema feminista latino-americano

O evento ocorre na próxima segunda (4), às 15h, com transmissão pelo YouTube da Coordenadoria Futuro

O Centro de Estudos Avançados (CEA) da UFPE, por meio da Curadoria de Migrações e Direitos Humanos, promove a live “A presença da colonialidade no cinema feminista latino-americano”. A live será transmitida na próxima segunda-feira (4), às 15h, pelo YouTube da Coordenadoria Futuro. Os interessados devem se inscrever mediante preenchimento de formulário eletrônico

O evento tem como mediadora e organizadora a professora Mônica Santana, pós-doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para o debate, foram convidadas as professoras Maíra Ezequiel e Danielle Parfentieff, que farão uma conversa sobre como a colonialidade está presente em algumas narrativas do cinema feminista da América Latina nas décadas de 1960 e 1970.

Em diálogo com teorias feministas e decoloniais, serão analisadas produções de três cineastas latino-americanas: “Araya”, de Margot Benacerraf (Venezuela, 1959), “De cierta manera”, de Sara Gómez (Cuba, 1974) e “A propósito de la mujer”, de Kitico Moreno (Costa Rica, 1975).

A palestrante Maíra Ezequiel é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, é docente do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Suas áreas de interesse de pesquisa são em Teoria Feminista; Teoria Feminista do Cinema; Feminismo Decolonial; Séries de TV, Ficção Seriada Televisiva, Protagonismo e Autoria Feminina no Cinema; Estética e Linguagem Cinematográfica; Política e Mercado Audiovisual e Cibercultura.

Já a palestrante Danielle Parfentieff é pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF). Além disso, realiza pesquisas nas áreas do Cinema e Audiovisual e das Antropologias Visual, do Cinema e da Comunicação. Atua, principalmente, com os temas alteridade e diferença; gênero; mulheres no cinema; decolonialidade; resistências; memória; mídias digitais; juventudes; representação e poder.

cea.futuro@ufpe.br

Data da última modificação: 29/08/2023, 14:01