Centro de Estudos Avançados da UFPE promove live sobre a importância do cinema

O evento ocorre na próxima quinta (24), às 9h, com transmissão pelo YouTube da Coordenadoria Futuro

O Centro de Estudos Avançados (CEA) da UFPE, por meio da Curadoria de Migrações e Direitos Humanos, promove a live “A importância do cinema como lazer popular e as suas formas de inclusão”. Na ocasião, será discorrido sobre a elitização do cinema e as ações que têm a proposta de democratizar o seu acesso. A live será transmitida na próxima quinta-feira (24), às 9h, pelo YouTube da Coordenadoria Futuro. Os interessados devem se inscrever mediante preenchimento de formulário eletrônico.

O evento tem como mediadora e organizadora a professora Mônica de Lourdes Neves Santana, pós-doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também estarão presentes a jornalista Vanessa Dias Magalhães e a doutora em Ciência da Comunicação Cláudia Mogadouro, ambas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Um dos objetivos desta iniciativa é debater como a indústria cultural controla o conteúdo e a distribuição dos filmes. Em contrapartida à exclusão que se verifica, iniciativas de promoção da cultura cinematográfica, a exemplo do Cine B e Cine na Laje, promovem uma abertura relevante do cinema para as camadas populares.

cea.futuro@ufpe.br

Data da última modificação: 17/08/2023, 14:33