Centro Acadêmico de Vitória comemora 14 anos como experiência de sucesso na interiorização

São cerca de 1,6 mil estudantes, 140 professores efetivos e 90 técnicos administrativos no Campus Vitória

O Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) comemora 14 anos hoje (21). Localizado no município de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, o Campus Vitória oferece seis cursos de graduação, dois programas de mestrado e cinco de residência uni e multiprofissional. São cerca de 1,6 mil estudantes, 140 professores efetivos e 90 técnicos administrativos.

“O CAV chega aos 14 anos como uma experiência de sucesso na interiorização das universidades federais”, afirma o diretor do centro, José Eduardo Garcia. Para ele, o mais importante é que de 90% a 95% dos estudantes são de cidades do interior de Pernambuco e alguns de outros estados. “Muitos voltam para suas cidades de origem para exercer suas profissões, fechando o ciclo da interiorização”, explica. Para o professor, a questão da infraestrutura é o grande desafio que o CAV enfrenta. “Nossa perspectiva é que o CAV se aprimore, melhorando sua estrutura física, porque temos um corpo docente muito qualificado e comprometido e um corpo técnico de excelência”, destaca, lembrando que o centro já conta com ex-alunos atuando inclusive no próprio corpo docente.

O vice-diretor do CAV, José Antônio dos Santos, também destaca a qualidade do centro. “Ao longo de todo esse tempo, temos lutado pela interiorização e conseguimos manter a excelência no ensino, na pesquisa e na extensão. E, apesar de toda a falta de investimento na educação, o CAV resiste e resistirá como um ambiente humano e acolhedor”, afirma o professor. “O nosso centro cresceu muito nesses 14 anos e muito ainda tem a crescer e prosperar em seu objetivo principal que é formação de pessoas com um olhar crítico, reflexivo e, sobretudo, humano”, defende. “O CAV é fruto de muitos sonhos, de alunos, professores, técnicos e terceirizados. Os sonhos nos tornam resilientes e com força pra seguir em frente para um excelente futuro”, complementa.

A transformação citada pelos diretores pode ser percebida também no alunado. “O CAV para mim é um berço de estudo que só quem está lá entende o quanto é importante para a sociedade. Ele é simplesmente um local de transformação social e cultural que faz a gente crescer como ser humano”, diz o estudante Eliel Ribeiro Gomes, da graduação em Ciências Biológicas.

A professora Karla Patrícia de Sousa Barbosa Teixeira, do bacharelado em Educação Física, ressalta a sensação de pertencimento ao Campus Vitória. “O CAV faz parte de mim. São muitos momentos vividos, sonhos e objetivos alcançados, amizades, trabalhos e projetos. Que consigamos crescer em estrutura para oportunizar ainda mais a formação superior dos estudantes de Vitória e cidades circunvizinhas!”, deseja.

Para o reitor Alfredo Gomes, o CAV é um marco no desenvolvimento da Universidade. “O CAV representa um grande salto nesse processo de expansão e democratização”, afirma. Ele aproveitou para parabenizar todos que fizeram e fazem o CAV, com muito esforço e dedicação, e disse que esse é o momento de consolidar o processo de interiorização da UFPE.

Data da última modificação: 24/08/2020, 08:07