CAV participa de evento sobre os saberes da Caatinga, saúde e cultura

O evento aconteceu na cidade de Exu, em Pernambuco, na última terça-feira (28)

O professor René Martins (camisa azul), do CAV, participou do evento

Como as rezadeiras exercem o seu trabalho de cuidado com a população sertaneja de pernambuco? Qual a contribuição dos conhecimentos dos raizeiros e parteiras na construção cultural sertaneja? Essas foram algumas das perguntas motivadoras dos debates realizados no Encontro de Saberes da Caatinga e Simpósio Saúde e Cultura, realizado no dia 28 de janeiro, no município de Exu, no sertão pernambucano. O Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da UFPE apoiou a iniciativa, tendo sido representado pelo professor René Duarte Martins, do Núcleo de Saúde Coletiva (Nusc).

A discussão de ambos os eventos girou em torno dos conhecimentos tradicionais, culturais e históricos praticados por rezadeiras, raizeiros e parteiras. O debate trouxe o diálogo sobre a conduta desses praticantes e a troca de experiência. Além disso, os eventos buscaram trazer visibilidade e oportunidade de difusão do trabalho e dos saberes tradicionais.

Os encontros também têm como objetivo elevar a autoestima das rezadeiras, raizeiros e parteiras, que têm dificuldade em encontrar em seu meio social pessoas interessadas em acolher tais conhecimentos, comprometendo a perpetuação da tradição. “A cada ano percebemos que a autoestima dos detentores destes saberes se amplia, diante dos conhecimentos históricos acumulados e da oportunidade de reconhecimento e reposicionamento social dos seus saberes e da sua cultura”, afirmou o professor René Duarte.

A UFPE entrou como um dos apoiadores do evento neste ano de 2020, em razão da participação do CAV. O evento foi promovido pela Rede de Agricultores e Experimentadores do Araripe e contou com o apoio de várias instituições como Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-PE), ONG Caatinga, Agrodóia, Ibama, ABC do Crato, Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP), Parque Aza Branca, Prefeitura de Exu, Sindicato de Trabalhadores Rurais de Exu, entre diversos voluntários da mesorregião de Araripe e de outras regiões do país, além de outros países como a Argentina, México e Colômbia.

A participação do CAV nos eventos que englobaram a chapada do Araripe e o sertão pernambucano decorreu da realização do estágio pós-doutoral do professor René Duarte Martins, no Instituto Aggeu Magalhães, da Fiocruz-PE, no grupo Saberes e Práticas em Saúde, na coordenadora da professora Islândia Carvalho.

De acordo com o professor, a participação da Universidade num debate sobre conhecimentos tradicionais em saúde é uma porta para outras perspectivas de atuação na área, ao permitir “que as discussões sobre saúde perpassem pela espiritualidade, papéis sociais, biodiversidade, tradição, acolhimento, respeito, integração e cultura. Na minha percepção, estas são palavras-chave que nos posicionam socialmente e auxiliam na nossa compreensão enquanto seres integrais e não apenas um recorte biológico”, disse ele.

Data da última modificação: 03/02/2020, 10:54