Notícias Notícias

Voltar

Campus Centro inaugura suas atividades com exposições e lançamentos

A mostra “UFPE-Cidades: Testemunhas do olhar” contará com obras de Ladjane Bandeira, Gilvan Samico, Luciano Pinheiro, Gil Vicente e Vicente do Rêgo Monteiro

Na próxima quinta-feira (10), a partir das 18h30, a UFPE realizará um conjunto de eventos relativos à atuação do Campus Centro de Tecnologias Criativas, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e o Departamento de Antropologia e Museologia da Universidade. A ideia é apresentar atividades integradas, que permitam ao público perceber que apesar ocuparem edificações isoladas, os equipamentos do Campus Centro permitem à sociedade vivenciar a experiência universitária.

Entre as ações, está a inauguração da exposição “UFPE-Cidades”, que visa refletir sobre as relações da UFPE com o Recife, em especial sua permanência no centro da cidade. A exposição estará aberta, simultaneamente, para visitação em dois equipamentos da Proexc que integram o Campus Centro: o Centro Cultural Benfica e o Memorial da Medicina. As exposições possuem propostas diferentes em torno do seu tema.

No Memorial da Medicina, a exposição se estrutura em três eixos para apresentar a da ocupação da UFPE no centro da cidade numa perspectiva documental. O primeiro eixo é o histórico, com a apresentação dos cursos que iniciaram suas trajetórias em edificações no centro do Recife, como Belas Artes, Medicina, Engenharia e Direito. O segundo eixo da exposição explora o conceito de universidade – sua forma de organização, sua estrutura e a reflexão sobre o seu papel na sociedade, a partir de reflexões de nomes como Paulo Freire, Josué de Castro, Naíde Teodósio e Ariano Suassuna. O terceiro e último eixo lança um olhar sobre o presente e o futuro, com uma mostra de diversos projetos e pesquisas em desenvolvimento na UFPE e as perspectivas do Campus Centro.

Já no Centro Cultural Benfica, a exposição ganha o subtítulo “Testemunhas do olhar” e contará com uma curadoria voltada ao acervo artístico da instituição. A reflexão sobre a presença da Universidade no centro da cidade ganhará contorno expressivos através de obras que potencializam a perspectiva do olhar do artista sobre a cidade, sobre a sociedade e sobre a própria arte, esta última também expressão crucial da produção realizada e salvaguardada pela Universidade. A mostra “UFPE-Cidades: Testemunhas do olhar” contará com obras de artistas importantes para a história da arte brasileira e para a história da UFPE como Ladjane Bandeira, Gilvan Samico, Luciano Pinheiro, Gil Vicente, Vicente do Rêgo Monteiro, Porfírio Faustino, entre outros.

Além das exposições, também será realizada a inauguração da obra de requalificação do Pavilhão Luiz Nunes, monumento tombado em nível federal pelo Iphan, onde funcionou originalmente o Pavilhão de Anatomia Patológica, uma das unidades do Serviço de Verificação de Óbitos, e agora passa a ser a sede do Campus Centro de Tecnologias Criativas.

MESTRADO – A noite de lançamento terá também a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a UFPE e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), para dar o início às atividades do Mestrado Interinstitucional em Museologia e Patrimônio, que capacitará servidores da UFPE para a preservação do seu patrimônio cultural e efetivação da sua Rede de Museus, Coleções e Galerias de Arte. Por fim, será também realizado o lançamento do e-book intitulado “Arquitetura e Conhecimento: o Campus de Centro de Tecnologias Criativas da UFPE”, organizado pelo coordenador do Campus Centro, professor Luiz Amorim, e Cristiana Griz.

Será anunciada a criação dos Laboratórios Interdisciplinares de Tecnologia Criativa (LITeC), unidades de pesquisa a serem fixados, inicialmente, no Memorial de Medicina e no Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias (NTVRU). Aos laboratórios caberá exercer o papel de unidades de investigação avançada na temática das tecnologias criativas e interação com o ecossistema produtivo já instalado no centro expandido do Recife. 

CAMPUS CENTRO – O Campus Centro de Tecnologias Criativas é um projeto da UFPE cujo objetivo é planejar e articular ações com o objetivo de formar pessoas, produzir e difundir conhecimento, tecnologias e recursos orientados pela lógica das indústrias criativas, segundo os princípios de desenvolvimento inclusivo, sustentabilidade e inovação, e integrar e ampliar as potencialidades dos imóveis da universidade localizados no centro expandido do Recife.

Data da última modificação: 09/10/2019, 16:04