Campanha Novembro Azul promove teste PSA para pessoas acima de 45 anos

As atividades da ação ocorrerão de 27 a 30 deste mês, das 8h30 às 12h, na Enfermaria de Oncologia, no 11º andar

Na mais recente iniciativa do Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, o Hospital das Clínicas da UFPE pretende não apenas informar sobre a importância da prevenção dessa doença, mas também promover a inclusão e a quebra de estigmas. Com o tema “Novembro Azul com todas as cores”, a campanha vai envolver todos os homens, independentemente de suas identidades e orientações, além de incluir mulheres trans. As atividades da campanha ocorrerão de 27 a 30 deste mês, das 8h30 às 12h, na Enfermaria de Oncologia, no 11º andar.

De acordo com a técnica de enfermagem do HC e coordenadora da campanha do Novembro Azul, Suelice Guedes, é essencial combater o preconceito por meio de uma abordagem holística em relação aos membros da comunidade LGBTQIAP+ nas campanhas. “Esse é um dos anos mais importantes, pois estamos tratando deste tema e buscando a inclusão dessas pessoas que ficam mais à mercê da campanha, para trazê-las para dentro do hospital e dos estabelecimentos de saúde’, acrescentou.

As atividades vão incluir o lançamento de uma cartilha, rodas de conversas, oficinas e teste Antígeno Prostático Específico (PSA) para todos os funcionários, pacientes e acompanhantes acima dos 45 anos. Caso haja uma demanda significativa para os exames, considera-se a possibilidade de ampliar o horário de atendimento para a tarde, das 14h às 16h. A programação completa está disponível para consulta aqui.

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum em termos absolutos, considerando ambos os sexos. Sua incidência é mais elevada em países desenvolvidos em comparação com aqueles em desenvolvimento. Além disso, a taxa de incidência é maior em estados onde o acesso da população a médicos e tecnologias diagnósticas é mais fácil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é predominantemente associado à terceira idade, uma vez que, aproximadamente, 75% dos casos no mundo ocorrem em pacientes com 65 anos ou mais.

No Brasil, as estimativas para o ano de 2023 apontam para 72 mil novos casos da doença. Em 2021, o número de mortes relacionadas ao câncer de próstata atingiu 16.301, conforme indicado pelo Atlas de Mortalidade por Câncer, o qual fornece os dados mais recentes sobre o assunto.

O Hospital das Clínicas da UFPE faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Data da última modificação: 24/11/2023, 11:44