Campanha de doação de sangue do HC com o Hemope capta 146 doações em dois dias

Cada doação pode beneficiar até quatro pessoas que precisam de sangue e dos seus hemoderivados

Cento e quarenta e seis pessoas participaram da 8ª edição da campanha de doação de sangue do Hospital das Clínicas da UFPE em parceria com o Hemope (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco), nos dias 29 e 30 de novembro. Esse quantitativo pode beneficiar até 584 pessoas que precisam de sangue e de seus hemoderivados, já que uma bolsa pode beneficiar até quatro indivíduos. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“A gente agradece a todos os doadores e pessoas que passaram pela triagem pelo gesto de solidariedade, personificando essa homenagem em Clara da Silva, trabalhadora terceirizada do HC participante de todas as nossas campanhas. E agradecemos a todos os nossos parceiros que são muito bacanas: a Superintendência do HC e a Reitoria da UFPE (pelo apoio institucional), à Unidade de Reabilitação (que nos cede o espaço), ao Setor de Infraestrutura Hospitalar (pelo apoio logístico), ao Projeto de Extensão Conversa Sanguínea e, em especial, à nossa mascote Maria Gotinha, a médica Irmgard Buhr, que, mesmo aposentada, não deixa de participar. É lindo viver esse compromisso”, destaca a assistente social e integrante do Programa Pró-Sangue do HC, Marcelle Nogueira, uma das organizadoras da ação.

A grande quantidade de doações foi mais uma vez fruto de união e comprometimento de todos que fazem a comunidade hospitalar (trabalhadores, residentes, estudantes, usuários e seus familiares) e a sociedade em geral, já que a ação é sempre aberta a todos que pudessem comparecer ao HC.

A campanha faz parte do Programa Pró-Sangue do HC-UFPE, que atua em três eixos dentro do hospital-escola: o uso racional e seletivo de hemoderivados, a ampliação da captação de doadores de sangue e o monitoramento dessas atividades. Desde 2020, duas vezes por ano (no meio e no final), o HC tem promovido e recebido campanhas de doação de sangue em parceria com o Hemope.

Data da última modificação: 04/12/2023, 13:29