Bolsas Victor Hugo selecionam mestrandos para mobilidades na França

A pré-candidatura de estudantes da UFPE deve ser feita através da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade até o dia 18 de fevereiro

A Universidade de Franche-Comté (UFC), na França, lançou a edição 2024-2025 das Bolsas Vitor Hugo, voltadas a estudantes de mestrado da América Latina e Caribe que desejem estudar em um dos programas de pós-graduação da universidade francesa durante o período de um ano (julho de 2024 a junho de 2025). A pré-candidatura deve ser feita através da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFPE até 18 de fevereiro, já que documentos enviados diretamente pelos estudantes serão desconsiderados. O formulário de candidatura está disponível aqui.

A bolsa inclui a isenção das taxas de inscrição na universidade e permite financiar a hospedagem em um quarto individual (com chuveiro e banheiros) na residência universitária (incluindo a assinatura de internet por 12 meses), bem como o equivalente a duas refeições por dia no restaurante da universidade francesa. Está incluído ainda um treinamento intensivo em língua francesa durante dois meses (julho e agosto) no CLA - Centro de Linguística Aplicada da Universidade de Franche-Comté. Consulte aqui o edital.

Podem candidatar-se estudantes regularmente matriculados em um dos cursos de mestrado da UFPE que, no momento de inscrição, estejam regularmente matriculados e tenham concluído ao menos um semestre do mestrado, mas ainda não o hajam integralizado/finalizado/defendido a dissertação. Além disso, é necessário que o discente esteja apto a ingressar em um dos mestrados ofertados pela UFC e possua até 34 anos no momento de inscrição.

Os interessados devem preencher o formulário on-line disponível abaixo, anexando histórico do mestrado e comprovante de vínculo (emitidos a partir de janeiro de 2024) e toda a documentação solicitada no edital da UFC até 18 de fevereiro de 2024, em dois arquivos pdf, conforme determinado no edital (um com o documento de identidade e nomeado como “Nome_Sobrenome_IDVICTORHUGO” e o outro com os demais documentos listados no edital, intitulado “Nome_Sobrenome_DOCSVICTORHUGO”),”. O conteúdo do arquivo é de responsabilidade exclusiva do discente e arquivos enviados de forma incompleta são automaticamente rejeitados pela UFC.

Como não há limite de indicações, todas as candidaturas de estudantes que atendam aos critérios serão encaminhadas à IES francesa. A inscrição no formulário não gera expectativa à bolsa, apenas o direito à nomeação pela instituição e à participação na seleção final, realizada pela UFC.

Edital das Bolsas Victor Hugo
Dúvidas sobre o programa

dri@univ-fcomte.fr
Dúvidas sobre o procedimento de candidatura na DRI