Notícias Notícias

Voltar

Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos (Berso) integra atividades do Núcleo de Extensão Nemip da UFPE em Sertânia

A biorrefinaria visa contribuir para o aprimoramento da gestão sustentável dos resíduos sólidos urbanos (RSU) em Sertânia

Com informações da assessoria da Berso

Equipe da Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos (Berso), coordenada pelo professor Rômulo Menezes, do Departamento de Energia Nuclear da UFPE, realizou uma visita técnica ao município de Sertânia, no Sertão pernambuco, no dia 23 deste mês, como parte integrante das ações estratégicas do Núcleo de Extensão e Cultura do Sertão do Moxotó, Ipanema e Pajeú (Nemip), coordenado pelo professor Flávio José da Silva, diretor de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade. O encontro teve como objetivo discutir estratégias para o “Subprojeto 2 - Pesquisa, inovação e capacitação para apoio à gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos”, inserido no convênio da UFPE com a Prefeitura de Sertânia para a execução das ações do Nemip.

Foto: Divulgação

Na reunião, foram definidas etapas do projeto

Participaram do encontro o prefeito Ângelo Ferreira; o secretário de Serviços Públicos, Renato Remígio; o secretário de Gabinete, Antônio Cajueiro; o secretário de Desenvolvimento Social, Paulo Henrique Ferreira; a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Jozenilda Batista; o gerente-geral, Luciano Laet, e do técnico de Segurança José Jandson. A equipe da Berso foi composta pelo professor Rômulo Menezes, o pesquisador Manoel Heleno, vice-coordenador da Berso, e Luiz Carlos Alfino, gerente de Comunicação da Berso.

No âmbito deste subprojeto, a Berso, em parceria com a startup Pegasus, incubada no Polo Tec da UFPE, visa contribuir para o aprimoramento da gestão sustentável dos resíduos sólidos urbanos (RSU) em Sertânia. Entre as ações planejadas, destacam-se o desenvolvimento e o teste de dispositivos eletrônicos de baixo custo para a localização e rastreamento de veículos específicos da frota de limpeza urbana municipal. Além disso, estão previstas a concepção e a criação de aplicativos de gerenciamento de dados voltados ao setor de gestão de resíduos sólidos para o município em momentos mais avançados do projeto. Tanto a Berso como a Pegasus são associadas ao Observatório Nacional da Dinâmica da Água e do Carbono no Bioma Caatinga (OndaCBC), uma ampla rede de pesquisas ambientais sediada na UFPE.

Todas essas ações têm em sua essência melhorar a comunicação e o gerenciamento dos dados, visando permitir que os gestores municipais possam melhorar a eficiência e reduzir os custos e impactos negativos do sistema de gestão de resíduos do município.

A equipe da Berso também propõe a oferta de cursos de gestão de resíduos e ações de capacitação para gestores municipais e a comunidade local, além de consultoria à gestão  municipal, por meio da Pegasus, visando a utilização efetiva das tecnologias propostas. Essas ações incluem a implementação de políticas e iniciativas educacionais, promovendo o fortalecimento do pertencimento local e incentivando atitudes em prol de uma gestão sustentável do município e a preservação do meio ambiente.

Para os coordenadores da biorrefinaria, as ações da Berso no âmbito do Nemip representam um passo significativo na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios relacionados à gestão de resíduos sólidos urbanos. A expectativa é de que essas ações tenham impactos positivos não apenas no município de Sertânia, mas também sirvam como referência para outras iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável em Pernambuco e na Região Nordeste do país.

Data da última modificação: 27/11/2023, 15:39