Bibliotecárias da UFPE têm artigo aprovado no XXII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias

O evento acontece, de 28 de novembro a 1º de dezembro, em Florianópolis (SC)

As bibliotecárias Roseane Souza de Mendonça e Girlaine Pergentino Gomes, ambas lotadas na Divisão de Acervos e Atendimento ao Público (DAAP)/Biblioteca Central da UFPE, tiveram trabalho aprovado no XXII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU). O evento acontece, de 28 de novembro a 1º de dezembro, em Florianópolis (SC). Intitulado “Bibliotecário de Referência ou Referenciável?”, o trabalho será apresentado no dia 29 de novembro, conforme programação disponibilizada no site do SNBU

Roseane e Girlaine são responsáveis pelo Programa de Capacitações oferecido pela BC/UFPE e socializam sua experiência com essa atividade no artigo aprovado, com destaque para uma atuação profissional que demanda novas competências para além do tecnicismo da atuação diária. Cientes da natureza sociocultural da profissão e das mudanças impostas pelo mundo virtual e globalizado da atualidade, ambas têm buscado extrapolar as já consolidadas competências, passando a agir na construção de um serviço que, além de mediar a informação, capacite criticamente o seu público, dando autonomia e empoderamento para uma atuação acadêmica e cidadã.

Elas enfatizam que essa experiência proporciona um aprendizado efetivo aos usuários e faz com que o profissional revisite seus conhecimentos, desenvolva novas competências e amplie seu entendimento sobre as demandas da comunidade. O artigo também é assinado pelo estudante de Biblioteconomia Marcos Antônio da Silva Júnior.

SEMINÁRIO – A edição deste ano do SNBU apresenta o tema “Bibliotecas e Sustentabilidade – inovação, ciência e sociedade”. O seminário, que é referência na área, promoverá discussões sobre a inserção ativa das bibliotecas universitárias nas práticas de desenvolvimento sustentável, considerando a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Roseane Souza de Mendonça

roseane.mendonca@ufpe.br