Autonomia do Banco Central será tema de discussão virtual promovida pelo Instituto Futuro da UFPE

Evento acontecerá nesta quinta-feira (11) a partir das 17h, no canal do Instituto no YouTube

No último dia 24, o presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei que garante mais autonomia para o Banco Central (BC). O Instituto Futuro da UFPE, por meio do seu “braço” Prospecta Brasil, promoverá nesta quinta-feira (11) encontro virtual para discutir as motivações que levaram à proposição da lei que concederia mais independência ao BC e as implicações que esse evento terá na sociedade. O evento terá transmissão ao vivo, a partir das 17h, no canal oficial do instituto.

Participarão do encontro Ricardo de Medeiros Carneiro, professor da Unicamp, na condição de palestrante; Laercio Portela, jornalista com larga experiência em cobertura política para jornais locais e na área de comunicação de órgãos públicos, como comentador; Juliana Teixeira Esteves, professora da UFPE com pós-doutorado em economia política pelo Institute de Recherche Economiques et Sociales (França), também como comentadora; e Pedro Rafael Lapa, ex-professor de Economia do Nordeste na UFPE e Esuda, está atuando como curador do encontro virtual.

O instituto Futuro foi criado com o objetivo de prospectar e responder a questões prementes da vida da humanidade e do planeta, sempre buscando o diálogo entre as ciências e as humanidades, entendendo que este caminho possibilita a construção de consciências éticas e proativas.

Além do Prospecta Brasil, o instituto conta com outras duas linhas de pesquisa e desenvolvimento: Prospecta Mundo e Prospecta UFPE. O primeiro tem como compromisso os objetivos do IF imbuído de reflexão crítica, através do Observatório do Front o grupo concebe esse espaço de debate como um lugar de onde se deve prospectar as emergências do futuro presente.

Já o Prospecta UFPE promove reuniões, seminários, exposições que incentivem o debate, o estudo e ações que perpassam as fronteiras dos Conhecimentos, buscando reconhecer novos horizontes nos campos da ciência, do humanismo e da cultura, bem como naqueles campos que resultam das interfaces disciplinares; que mais amplie as relações da UFPE com a sociedade, a partir de atividades nos seus três âmbitos de ação.

NOVO INSTITUTO – Neste ano de 2021, o Instituto Futuro passará por grandes mudanças, ao unir-se a outros três institutos (Ásia, África e América Latina). Essa parceria resultará no novo Centro de Estudos Avançados (CEA) da UFPE, proposta aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário da UFPE.

Instagram @Inst.futuroufpe
inst.futuro@gmail.com