Aulas de capoeira na UFPE começam na próxima semana e são abertas ao público

Adolescentes e adultos interessados em ter aulas regulares e gratuitas de capoeira podem se inscrever para participar do projeto de extensão intitulado “Capoeira com a UFPE: gingados transformadores ao ritmo de epistemologias críticas”, ligado ao Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As aulas começam na próxima semana, sempre às terças e às quintas-feiras, das 12h às 13h, no Clube Universitário da UFPE. Para participar, basta comparecer ao local ou se informar com o professor Henrique Gerson Kohl, ou contramestre Tchê, pelos contatos abaixo. O curso é voltado para os públicos interno e externo à UFPE.

Segundo o professor, os benefícios da prática incluem a diversidade de estímulos interdependentes (gestuais, musicais, rituais etc.), a promoção da qualidade de vida, a valorização das relações identitárias afro-brasileiras, os intercâmbios interculturais com inúmeras referências parceiras do projeto (locais, nacionais e internacionais), melhoria diversas (coordenação, agilidade, equilíbrio, força, resistência, habilidades funcionais etc.) e o estímulo à superação de limites. “Promovemos o estudo de questões diversas ligadas ao contexto da capoeira e outros que são abordados com ética, alteridade e muito respeito”, afirma Tchê, que ministra as aulas com a estudante Cirlanny Nascimento.

Henrique Gerson Kohl

profhenriquekohl@hotmail.com