Aprovada concessão do título de Professor Emérito a Rubem Carlos Araújo Guedes, Luiz Bezerra de Carvalho Júnior e Artur Gomes de Morais

O título é concedido a professores aposentados em homenagem à trajetória e aos serviços prestados à instituição e à sociedade

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aprovou a concessão do título de Professor Emérito aos docentes Rubem Carlos Araújo Guedes, Luiz Bezerra de Carvalho Júnior e Artur Gomes de Morais. A aprovação aconteceu, ontem (24), em reunião realizada no Auditório Reitor João Alfredo, que fica na Reitoria, no Campus Recife. O título de Professor Emérito é concedido a professores aposentados em homenagem à trajetória e aos serviços prestados à instituição e à sociedade.

O professor Rubem Carlos Araújo Guedes possui trajetória de destaque nos âmbitos acadêmico e profissional, com relevante atuação nas áreas de Fisiologia e Nutrição, com concentração em Neurofisiologia. Ele possui graduação em Medicina, mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica), doutorado em Medicina Humana e quatro pós-doutorados. Tornou-se professor titular da UFPE em 1993. Foi presidente nacional da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), de 1999-2002. Foi eleito membro titular da Academia Pernambucana de Ciências, em 2003. Como docente aposentado, permanece em atividade nos Programas de Pós-Graduação em Nutrição e em Bioquímica e Fisiologia, onde lidera o Grupo de Pesquisa “Fisiologia da Nutrição”, criado em 1981. O pedido de concessão do título de Professor Emérito a Rubem Carlos Araújo Guedes foi apresentado pelo Departamento de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Já o professor Luiz Bezerra de Carvalho Júnior graduou-se em Medicina, na UFPE, em 1971, e obteve o PhD em Bioquímica, pela Universidade de Saint Andrews, na Escócia, em 1975. Professor titular em Bioquímica da UFPE, com atuação com ênfase em imobilização de proteínas, histoquímica, quimiluminescência e enzimas de animais aquáticos. O docente apresenta intensa atividade acadêmica e administrativa, desenvolvida na UFPE: chefe do Departamento de Bioquímica (de dezembro de 1981 a novembro de 1983 e de fevereiro de 1984 a julho de 1987); pró-reitor de Intercâmbio Cultural e Científico (de novembro de 1983 a julho de 1987); pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (em 1987); presidente do Conselho de Curadores (em 1996); diretor do Laboratório de Imunopatologia Keyzo Assami – iLika (de 1986 a 2000); e coordenador da Pós-Graduação em Biologia Aplicada à Saúde do iLika (2010-2015 e 2016-2018).

Também foi vice-presidente do Comitê da Sociedade Brasileira de Bioquímica (2018-2020) e membro do Comitê Assessor BF do CNPq (Biofísica, Bioquímica, Fisiologia, Farmacologia e Neurociências), de novembro de 2009 a outubro de 2012. É autor e coautor de artigos, perfazendo um total de 170 artigos completos publicados. Além de capítulos de livros, conta com mais de uma centena de trabalhos publicados em anais de congressos e 13 patentes e registros. Como orientador de mestrado e doutorado ou supervisor de pós-doutorado, acumula o quantitativo de 103 alunos, além da orientação a 40 alunos da Iniciação Científica. O pedido de concessão do título de Professor Emérito a Luiz Bezerra de Carvalho Júnior é oriundo das diretorias do Centro de Ciências Médicas (CCM) e Centro de Biociências (CB).

E o professor Artur Gomes de Morais possui graduação em Psicologia (1981), mestrado em Psicologia Cognitiva (1986), ambos pela UFPE, e doutorado em Psicologia pela Universidade de Barcelona, Espanha. Também contabiliza três pós-doutorados. Como docente da UFPE, iniciou sua carreira, em 1988, ao prestar concurso para o Departamento de Psicologia e Orientação Educacional do Centro de Educação (CE). Vinculou-se também ao Programa de Pós-Graduação em Educação do CE. Foi ainda coordenador da graduação em Pedagogia. O professor foi orientador em 22 dissertações de mestrado e 14 teses de doutorado sem deixar de participar da graduação, em que orientou 13 monografias e 38 alunos, bolsistas de iniciação científica. Tornou-se também pesquisador bolsista do CNPq.

É autor de livros, com destaque para “Ortografia: ensinar e aprender” (Editora Ática, 1996), publicado em cinco edições e com 34 mil exemplares vendidos; e “Sistema de Escrita Alfabética", (Editora Melhoramentos, 2012), que foi indicado à 55ª edição do Prêmio Jabuti, na categoria Educação. Também contabiliza 50 artigos publicados em periódicos especializados no tema da educação e 41 artigos publicados em anais de congresso. Realizou atividades extensionistas, na área de alfabetização, e administrativas, nos cargos de sub-chefe do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais (1998-2000) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (2007-2009). Antes de ser professor da UFPE, realizou trabalhos para a Prefeitura do Recife e o Ministério da Educação. A solicitação do título de Professor Emérito a Artur Gomes de Morais foi uma iniciativa do Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação do CE.

Data da última modificação: 26/10/2023, 14:17